Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 27 00:06:26 CEST 2024 Sat Apr 27 00:06:26 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

14:00 21/12/2021

Open Banking |
Finanças |
Sustentabilidade |
ASG |

Como o open banking pode contribuir para a inclusão financeira no Brasil?

Um novo mapeamento publicado pelo BNDES sintetiza as percepções de analistas do Banco e especialistas externos sobre como o open banking pode favorecer a inclusão financeira no país. Com contribuições do Banco Central do Brasil (BCB), da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred), além de acadêmicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a publicação reúne diferentes visões sobre o tema, identificando os principais desafios da inclusão financeira e benefícios da implantação de um sistema financeiro aberto.

 

O estudo aponta que o open banking brasileiro, que está em fase de implementação, tem o potencial de ampliar o acesso de empreendedores e pequenos empresários ao crédito, contribuindo para o desenvolvimento de produtos e serviços mais customizados e para promover a desconcentração bancária. A publicação mapeia, ainda, possíveis soluções a serem desenvolvidas por startups para promover a inclusão no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e espera contribuir com o fomento de ideias orientadas a esses desafios no ecossistema de inovação brasileiro.

 

capa_icone_post

 

>> Baixe agora

 

 

Conteúdos relacionados

 

Regulação no setor financeiro: Pix, open banking e sandbox regulatório

 

Open banking: um ecossistema financeiro mais integrado

 

Mapeamento BNDES Garagem: oportunidades para empreendedores e startups

 

*campo obrigatório