BNDES - Agência de Notícias

10:38 23 de May de 2019

Notas à imprensa

22:11 18/05/2019 | Por: Agência BNDES de Notícias

Nota de Esclarecimento da direção do BNDES

O Fundo Amazônia tem tido papel relevante para a preservação do principal bioma do Brasil, com impacto positivo nas populações dedicadas ao extrativismo e em diversas comunidades indígenas. O Fundo reflete uma experiência de cooperação internacional inovadora e amplamente reconhecida. A gestão do Fundo pelo BNDES se insere na defesa do meio ambiente e da sustentabilidade, que é parte integrante das linhas chaves da atuação do Banco em prol do desenvolvimento nacional, ao lado do apoio à infraestrutura e da promoção da inovação e do acesso ao crédito de médio e longo prazo, especialmente pelas pequenas e médias empresas.  

A respeito da divulgação recente de ações de avaliação do Fundo da Amazônia pelo Ministério do Meio Ambiente, o BNDES esclarece:

1) O Banco proporcionou amplo acesso a todo material relacionado às atividades do Fundo. A decisão da diretoria de Governo e Infraestrutura de afastar a chefe do Departamento de Meio Ambiente da função comissionada que exercia reflete prática natural enquanto se esclarecem as questões levantadas, não representando qualquer suspeita específica sobre a conduta dos funcionários do banco.

2) Outras ações, como uma abertura de comissão de averiguação interna, se darão apenas depois da instituição ser notificada formalmente pelo MMA, em linha com o compromisso com a transparência e cooperação com as instâncias de controle institucional que vem norteando a ação do Banco.

3) O BNDES tem promovido o fortalecimento no controle e acompanhamento do Fundo Amazônia, em função, por exemplo, do compromisso da entrada em serviço de novos sistemas de informação e digitalização do Banco, que permitirão maior acesso ao material de suporte aos relatórios relativos ao Fundo, como foi comunicado em nota à imprensa de 21 de março passado (clique aqui para ler). O BNDES tem também promovido amplo diálogo com doadores e organizações sobre a importância de se continuar fortalecendo processos e focar na efetividade das ações do Fundo, encontrando significativo alinhamento a respeito desses temas entre os principais interlocutores. Essa é a tônica em grande parte das organizações de desenvolvimento, inclusive as de caráter multilateral, e está afinada com os objetivos do BNDES.

Leia Mais

08:52 13/05/2019 | Por: Agência BNDES de Notícias

Pauta BNDES: Entrevista Coletiva - Resultado Financeiro 1º Trimestre de 2019

AVISO DE PAUTA 

 

Entrevista coletiva – BNDES: Resultado financeiro primeiro trimestre 2019 

 

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, anuncia nesta terça-feira, 14 de maio, às 10h, o resultado financeiro do Banco no primeiro trimestre de 2019.  

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento podem enviar e-mail para imprensa@bndes.gov.br. 

SERVIÇO 

Entrevista Coletiva – BNDES: Resultado financeiro: primeiro trimestre de 2019 

DATA: 14 de maio 

HORA: 10h  

LOCAL: Av. República do Chile nº 100, 19º andar – Centro, Rio de Janeiro/RJ   

Mais informações: 

Assessoria de Imprensa do BNDES 

(21) 2052-7294 

(21) 96868-0832

 

 

Leia Mais

15:41 29/03/2019 | Por: Assessoria de Imprensa do BNDES

BNDES apresenta dois novos diretores

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá dois novos nomes indicados pelo presidente Joaquim Levy e levados ao Conselho de Administração.

Leia Mais

20:01 14/03/2019 | Por: Agência BNDES de Notícias

Nota BNDES: Operação Bullish

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) colabora com as autoridades e continuará prestando todas as informações necessárias para as investigações no âmbito da Operação Bullish, diante da denúncia apresentada nesta quinta-feira, 14, pelo Ministério Público do Distrito Federal.

A instituição tem todo o interesse de que quaisquer dúvidas acerca de suas operações sejam devidamente esclarecidas.

Leia Mais

19:58 19/02/2019 | Por: Agência BNDES de Notícias

Nota de pesar: João Paulo dos Reis Velloso

Foi com imenso pesar que recebemos a notícia da perda do brilhante economista e ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso. O Brasil perdeu um grande servidor público, cujos pensamentos e ações tiveram notável impacto na nossa economia e na vida nacional. O professor Reis Velloso sempre trabalhou pelo progresso do País e nos deixa o exemplo de contínua dedicação à formulação de políticas públicas e seu debate no mais alto nível, sempre atento às possibilidades da inovação. Por 30 anos, o Fórum Nacional, incansavelmente organizado pelo ex-ministro e realizado no BNDES, permitiu o confronto de ideias de forma ampla, construtiva e democrática. Sentiremos a sua falta. Em meu nome e dos funcionários do BNDES, presto minha homenagem à família e estendo as nossas condolências.

Joaquim Levy
Presidente do BNDES

Foi com imenso pesar que recebemos a notícia da perda do brilhante economista e ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso. O Brasil perdeu um grande servidor público, cujos pensamentos e ações tiveram notável impacto na nossa economia e na vida nacional. O professor Reis Velloso sempre trabalhou pelo progresso do País e nos deixa o exemplo de contínua dedicação à formulação de políticas públicas e seu debate no mais alto nível, sempre atento às possibilidades da inovação. Por 30 anos, o Fórum Nacional, incansavelmente organizado pelo ex-ministro e realizado no BNDES, permitiu o confronto de ideias de forma ampla, construtiva e democrática. Sentiremos a sua falta. Em meu nome e dos funcionários do BNDES, presto minha homenagem à família e estendo a nossas condolências.

Joaquim Levy
Presidente do BNDES

Leia Mais

18:24 04/02/2019 | Por: Agência BNDES de Notícias

Carta à Folha de S. Paulo: Fundo de Garantia à Exportação

A Folha de S.Paulo publicou neste domingo, 3, carta do BNDES sobre a matéria “Brasil avalia renegociar dívidas da Venezuela para ajudar Juan Guaidó”. Na mensagem, a superintendente de Comunicação e Relacionamento Institucional do Banco explica que o fundo garantidor das exportações financiadas pelo Banco compõe-se de prêmios pagos pelos próprios países que importam os bens e serviços do Brasil. Leia, abaixo, a íntegra da mensagem:

 

Em matéria do dia 1º, a Folha informa que as linhas de crédito à exportação do BNDES para a Venezuela são lastreadas pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE), e o Banco está sendo ressarcido pelo Tesouro. O BNDES esclarece que, embora as indenizações por atraso nesses financiamentos sejam pagas pelo Tesouro, o FGE compõe-se de prêmios pagos pelos próprios importadores dos bens e serviços brasileiros e encontra-se superavitário, não tendo havido uso de recursos públicos nessas indenizações.      

Helena Tenório Veiga de Almeida

Superintendente de Comunicação e Relacionamento Institucional do BNDES

 

 

 

Em resposta à matéria “Brasil avalia renegociar dívidas da Venezuela para ajudar Juan Guaidó”, publicada na última sexta-feira (01/02) pela Folha de S. Paulo, o BNDES enviou ao veículo esclarecimento sobre o Seguro de Crédito à Exportação do Fundo de Garantia à Exportação (SCE/FGE). Leia a íntegra:

Leia Mais


19:21 11/12/2018 | Por: Agência BNDES de Notícias

Nota BNDES: reportagem da Folha de S. Paulo

Há equívocos na reportagem "BNDES mira FGTS e Nordeste para oferecer taxas mais baixas a empresas", publicada pela "Folha de S. Paulo" nesta terça-feira, 11 de dezembro de 2018. O BNDES não está disputando clientes com os demais bancos citados na reportagem. O acesso a fontes de recursos já existentes não aumenta o custo para o Estado, pelo contrário, facilita o desenvolvimento dos programas e políticas públicas que utilizam esses recursos.

Leia Mais

22:00 19/09/2018

Nota do BNDES: Pilgrim´s Pride

Sobre decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgada nesta quarta-feira,19, de tomada de contas especial relativa à operação de compra da empresa americana Pilgrim’s Pride pela JBS, o BNDES esclarece que:

Leia Mais

1 de 2 páginas