Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 27 04:22:53 CEST 2024 Sat Apr 27 04:22:53 CEST 2024

fato ou boato

Checagem de fatos, confrontamento de histórias com dados, pesquisas e registros.

Thu Feb 21 15:29:06 CET 2019 Thu Feb 21 15:29:06 CET 2019

Boato: O BNDES perdoou dívidas milionárias de países africanos


O BNDES nunca perdoou dívidas de nenhum país, de qualquer continente. O Banco não abre mão de créditos a que tem direito. Provavelmente, as acusações que se fazem ao BNDES nesse sentido se devem ao fato de que, no passado, em diferentes oportunidades, o Senado aprovou o perdão de dívidas de países africanos com o Brasil, mediante propostas do Ministério da Fazenda. Mas esses perdões de dívida não têm nenhuma relação com o BNDES.

A origem das dívidas são operações de financiamento à exportação realizadas nas décadas de 1970 e 80, antes mesmo de terem sido criadas as linhas de financiamentos à exportação do BNDES.

Foram operações realizadas com recursos do extinto Fundo de Financiamento às Exportações (FINEX), que passaram depois a integrar o Programa de Financiamento às Exportações (PROEX), que utiliza recursos diretamente do Tesouro Nacional e tem o Banco do Brasil como agente exclusivo da União. Portanto, não são financiamentos do BNDES. Entre os últimos países beneficiados, conforme resoluções do Senado promulgadas em setembro de 2016, estão: República Democrática do Congo, Zâmbia, Tanzânia e Costa do Marfim.