Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 03:02:06 CEST 2024 Thu Apr 25 03:02:06 CEST 2024

fato ou boato

Checagem de fatos, confrontamento de histórias com dados, pesquisas e registros.

Thu Dec 20 15:19:00 CET 2018 Thu Dec 20 15:19:00 CET 2018

Boato: O BNDES cobra juros mais baratos em financiamentos para outros países


É boato, por um motivo bem simples: essa comparação não pode ser feita. Não é apropriado comparar a taxa de juros de financiamentos à exportação com a taxa praticada em financiamentos aqui, no Brasil. Isso porque as operações de exportação são lastreadas em dólar ou euro. Estamos falando de taxas e moedas de referência diferentes (TJLP/TLP/Reais, Libor/dólar), o que inviabiliza a comparação.

Para provar que o BNDES não oferece juros “camaradas” para financiamentos à exportação de bens ou serviços de engenharia para obras no exterior, podemos fazer outra comparação: entre a taxa praticada pelo Banco e a de agências de crédito à exportação de outros países. Neste caso, é fácil constatar que o BNDES cobra taxas equivalentes ou superiores às dos países da OCDE, como mostra este artigo.

É importante lembrar ainda que os recursos do financiamento não vão para o país de destino das exportações. Eles são desembolsados no Brasil, em reais, para a empresa brasileira exportadora. O país de destino, que é o importador, assume a dívida do financiamento, em dólar, pagando com juros, o que gera divisas para o Brasil.

Quer saber mais?

Acesse nossas respostas aos principais mal entendidos sobre nosso apoio à exportação.