BNDES - Agência de Notícias

12:06 19 de April de 2019

fato ou boato

Checagem de fatos, confrontamento de histórias com dados, pesquisas e registros.

13:33 13/11/2018

Boato: BNDES não pagou caminhões abandonados atribuídos a Eike Batista


Vídeo postado no Facebook e no YouTube e que circulou muito no WhatsApp desde sexta-feira, 9 de novembro de 2018, mostra centenas de caminhões aparentemente abandonados na estrada e sua descrição afirma que a equipe de transição do governo eleito encontrou veículos que teriam sido financiados pelo BNDES para o empresário Eike Batista - o que não é verdade.


O vídeo, anunciado como recente, é de 2016 e mostra caminhões da Transportadora Batista Duarte, à margem em uma rodovia em Novo Progresso (PA). À época, o dono da empresa, João Batista, afirmou a reportagem da TV Progresso, afiliada da Band, que os veículos estavam parados porque a safra de soja havia ficado abaixo da expectativa. Apesar do sobrenome, ele não é parente de Eike Batista.

O BNDES tem operações indiretas com a transportadora, mas nesses casos, o risco de inadimplência, se houver, fica com os agentes financeiros que fazem a ponte entre o cliente e o BNDES.

Quatro agências de checagem de notícias comprovaram que a associação dos caminhões a um suposto financiamento do BNDES a Eike Batista é falsa: