Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sun Apr 28 08:00:26 CEST 2024 Sun Apr 28 08:00:26 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

Vacinas, testes e medicamentos: pesquisa e inovação no combate à pandemia

 

O décimo episódio do podcast Diálogos BNDES discute o papel da pesquisa e da inovação na área de saúde, abordando os avanços mais recentes no combate à Covid-19. Na conversa, a gerente setorial do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, Carla Reis, e a professora da Coppe-UFRJ e coordenadora do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC), Leda Castilho, falam das parcerias brasileiras para testagem e produção de vacinas contra o novo coronavírus, e sobre o teste de diagnóstico desenvolvido pela UFRJ, que deve contribuir para identificar com maior precisão e menor custo os casos da doença.

  

Escute o episódio completo:

 

 

Ouça também em anchor.fm/bndes ou copie o feed para sua plataforma de podcasts preferida: https://anchor.fm/s/105ce4a4/podcast/rss

 

No podcast, as entrevistadas explicam as diversas etapas do processo de desenvolvimento da uma nova vacina ou medicamento e destacam o papel da biotecnologia para a inovação no setor nas últimas décadas, passando pelos biofármacos e biossimilares. Comentam ainda o histórico do Brasil na área, tanto em pesquisa e desenvolvimento quanto na capacidade produtiva da indústria farmacêutica, destacando como essa estrutura pode ser um diferencial frente à pandemia.

 

Confira alguns links mencionados no podcast:

 

Agências regulatórias:

 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - Criada em 1999, a Anvisa é a autarquia responsável por promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

 

U.S. Food and Drug Administration (FDA) – orgão responsável nos EUA por garantir a segurança e eficácia de medicamentos e produtos biológicos. 

 

European Medicines Agency (EMA) – órgão responsável na União Europeia (UE) pela avaliação científica, supervisão e monitoramento da segurança dos medicamentos.

 

Linha do tempo da vacinação no Brasil – conheça alguns dos principais marcos da vacinação no país, como a criação do Instituto Soroterápico do Rio de Janeiro e o lançamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Programa de Autossuficiência Nacional em Imunobiológicos (Pasni).

 

Acordo para produção de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford – saiba mais sobre o acordo entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a biofarmacêutica AstraZeneca.

 

Acordo para produção e teste de vacinas com a farmacêutica chinesa Sinovac – saiba sobre o acordo firmado pelo Instituto Butantan.

 

Teste S-UFRJ – leia artigo sobre o teste de diagnóstico desenvolvido pelo LECC (da Coppe-UFRJ) e pelo Laboratório de Biologia de Linfócitos do Instituto de Biofísica da UFRJ.

 

Veja ainda notícia sobre a parceria firmada com empresas para a produção do teste S-UFRJ.

 

Instituto Vital Brazil (IVB) – conheça o projeto de desenvolvimento de um soro hiperimune contra o coronavírus, desenvolvido pelo instituto em parceria com a UFRJ.

 

National Institutes of Health (NIH) – agência de pesquisa na área médica vinculada ao governo dos EUA.

 

Conteúdos relacionados

 

O complexo industrial da saúde em tempos pandemia

 

O setor de saúde brasileiro no combate à Covid-19

 

Uma visão ampla de saúde

 

BNDES e Fiocruz falam sobre desafios da área de saúde

 

 

*campo obrigatório