Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 20 05:17:17 CEST 2024 Sat Apr 20 05:17:17 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

11:00 24/01/2020

Podcast |
Diálogos BNDES |
Saúde |
Fiocruz |

Uma visão ampla de saúde

 

Na segunda parte do episódio sobre saúde (confira aqui a primeira parte do podcast), João Paulo Pieroni e Nísia Trindade Lima falam mais sobre a atuação do BNDES e da Fiocruz no setor, explicando como as instituições contribuem para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o desenvolvimento do chamado complexo industrial e de serviços da saúde. 

 

Pieroni comenta as diferentes formas de atuação do BNDES, que incluem o apoio financeiro a entidades beneficentes que atendem ao SUS, a estados e municípios, e também a projetos de pesquisa e inovação, como o desenvolvimento de vacinas e diagnósticos. A presidente da Fiocruz destaca ainda a importância de uma visão ampla de saúde, afirmando que diferentes campos de conhecimento científico precisam ser mobilizados para uma política efetiva de prevenção e para o controle de doenças infecciosas.

 

Os entrevistados discutem ainda fatores que representam desafios para a saúde nos próximos anos, como o envelhecimento populacional, a medicina de precisão, a inflação médica, as mudanças no mundo do trabalho e as questões ambientais, entre outros.

 

Escute aqui a segunda parte: 

 

 

 

Confira abaixo alguns links citados durante o episódio:

 

BNDES Saúde
Programa do BNDES voltado para melhoria da gestão, governança e eficiência operacional das instituições filantrópicas de saúde, sem fins lucrativos, que participam de forma complementar do SUS.

Saiba mais em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-saude-gestao

 

Desenvolvida com tecnologia brasileira vacina contra a dengue será produzida e vendida no exterior
Confira matéria da Agência BNDES de Notícias sobre o apoio do Banco ao projeto do Instituto Butantan para o desenvolvimento de vacina contra dengue.
Acesse: https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/detalhe/noticia/Desenvolvida-com-tecnologia-brasileira-vacina-contra-a-dengue-sera-produzida-e-vendida-no-exterior/

 

BNDES e Fiocruz assinam acordo para restauração de patrimônio em Manguinhos
Saiba mais sobre o projeto de restauração e requalificação do núcleo arquitetônico e histórico de Manguinhos, uma iniciativa da Fiocruz que contou com apoio do BNDES.
Acesse: https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/detalhe/noticia/BNDES-e-Fiocruz-assinam-acordo-para-restauracao-de-patrimonio-em-Manguinhos/

 

Conta-Satélite de Saúde: em 2017, 9,2% do PIB foram gastos no consumo de bens e serviços de saúde
A matéria da Agência IBGE de Notícias destaca a participação do setor de saúde no PIB brasileiro, além de apresentar outros dados sobre o peso econômico da área.
Confira em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/26434-conta-satelite-de-saude-em-2017-9-2-do-pib-foram-gastos-no-consumo-de-bens-e-servicos-de-saude

 

Dados gerais sobre saúde suplementar
A página apresenta dados sobre acesso da população aos serviços de saúde suplementar.
Acesse: http://www.ans.gov.br/perfil-do-setor/dados-gerais

 

Revista Saúde e Ciência Coletiva
Em edição de janeiro de 2020, a revista apresenta um estudo sobre o papel da enfermagem e sua importância para o SUS e para os sistemas de saúde em geral.
Confira: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/#

 

Conteúdos relacionados

 

Startups a serviço da saúde

 

Dados a serviço da saúde: basta proteger?

 

Dinâmica e competitividade do setor farmacêutico

 

Como surge um novo medicamento?

 

Judicialização da saúde 

 

Efeitos do copagamento de medicamentos de saúde no Brasil

 

Causas de morte no Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*campo obrigatório