Vacinas, testes e medicamentos: pesquisa e inovação no combate à pandemia
O décimo episódio do podcast Diálogos BNDES discute o papel da pesquisa e da inovação na área de saúde, abordando os avanços mais recentes no combate à Covid-19. Na conversa, a gerente setorial do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES, Carla Reis, e a professora da Coppe-UFRJ e coordenadora do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC), Leda Castilho, falam das parcerias brasileiras para testagem e produção de vacinas contra o novo coronavírus, e sobre o teste de diagnóstico desenvolvido pela UFRJ, que deve contribuir para identificar com maior precisão e menor custo os casos da doença.
Escute o episódio completo:
Ouça também em anchor.fm/bndes ou copie o feed para sua plataforma de podcasts preferida: https://anchor.fm/s/105ce4a4/podcast/rss
No podcast, as entrevistadas explicam as diversas etapas do processo de desenvolvimento da uma nova vacina ou medicamento e destacam o papel da biotecnologia para a inovação no setor nas últimas décadas, passando pelos biofármacos e biossimilares. Comentam ainda o histórico do Brasil na área, tanto em pesquisa e desenvolvimento quanto na capacidade produtiva da indústria farmacêutica, destacando como essa estrutura pode ser um diferencial frente à pandemia.
Confira alguns links mencionados no podcast:
Agências regulatórias:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - Criada em 1999, a Anvisa é a autarquia responsável por promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
U.S. Food and Drug Administration (FDA) – orgão responsável nos EUA por garantir a segurança e eficácia de medicamentos e produtos biológicos.
European Medicines Agency (EMA) – órgão responsável na União Europeia (UE) pela avaliação científica, supervisão e monitoramento da segurança dos medicamentos.
Linha do tempo da vacinação no Brasil – conheça alguns dos principais marcos da vacinação no país, como a criação do Instituto Soroterápico do Rio de Janeiro e o lançamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Programa de Autossuficiência Nacional em Imunobiológicos (Pasni).
Acordo para produção de vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford – saiba mais sobre o acordo entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a biofarmacêutica AstraZeneca.
Acordo para produção e teste de vacinas com a farmacêutica chinesa Sinovac – saiba sobre o acordo firmado pelo Instituto Butantan.
Teste S-UFRJ – leia artigo sobre o teste de diagnóstico desenvolvido pelo LECC (da Coppe-UFRJ) e pelo Laboratório de Biologia de Linfócitos do Instituto de Biofísica da UFRJ.
Veja ainda notícia sobre a parceria firmada com empresas para a produção do teste S-UFRJ.
Instituto Vital Brazil (IVB) – conheça o projeto de desenvolvimento de um soro hiperimune contra o coronavírus, desenvolvido pelo instituto em parceria com a UFRJ.
National Institutes of Health (NIH) – agência de pesquisa na área médica vinculada ao governo dos EUA.
Conteúdos relacionados
O complexo industrial da saúde em tempos pandemia
O setor de saúde brasileiro no combate à Covid-19
BNDES e Fiocruz falam sobre desafios da área de saúde