Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 07:46:25 CEST 2024 Fri Apr 26 07:46:25 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

Saneamento: infográficos mostram importância do tema para  o desenvolvimento

  

O acesso ao saneamento básico é um direito de todos e uma condição essencial para o desenvolvimento sustentável brasileiro. A legislação brasileira estabelece a meta de universalizar esses serviços até 2033. Nesse contexto, ainda há muito a fazer para garantir o acesso a abastecimento de água de qualidade, coleta e o tratamento de esgoto, e recolhimento e destinação adequada do lixo (resíduos sólidos urbanos) para toda a população.


Para que você entenda a importância do tema, preparamos uma série de infográficos sobre saneamento. Nesta primeira parte, trazemos informações sobre: o conceito de saneamento básico e a situação atual dos serviços; os impactos para a população e o meio ambiente; e as previsões legais e o caminho para a universalização. Em um segundo momento, abordaremos ainda as principais mudanças trazidas pelo novo marco legal do saneamento (Lei 14.026/2020) e a atuação do BNDES na área.

 

Há 25 anos atuando no setor, o BNDES financia projetos e trabalha na estruturação de concessões e parcerias público-privadas (PPP) em todo o país. Com isso, busca ampliar os investimentos necessários para o alcance da universalização e garantir melhores condições de vida para os brasileiros.

 

Clique nas imagens para ampliar:

  
Infografico_Saneamento1

Infografico_saneamento2 Infografico_saneamento3

 

 

 

 

 

Conteúdos relacionados

 

Saneamento como direito e fator de desenvolvimento 

 

Para acompanhar a situação do saneamento no país

 

Como o BNDES contribui para mudar a situação do saneamento no país

 

Diálogos BNDES: um bate papo sobre desenvolvimento 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*campo obrigatório