Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 00:40:38 CEST 2024 Fri Apr 26 00:40:38 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

16:00 12/11/2019

Podcast |
Diálogos BNDES |
Lançamento |
Saneamento |

Diálogos BNDES: um bate-papo sobre desenvolvimento

 

Com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento e estimular o debate sobre os principais temas do desenvolvimento brasileiro, o BNDES lança nesta semana o podcast Diálogos BNDES. A iniciativa traz um novo formato de conteúdo para o público interessado na produção de conhecimento do BNDES, facilitando o contato com as discussões presentes no dia-a-dia da instituição.

 

O podcast tem como proposta reunir, a cada episódio, um representante do BNDES e um convidado externo em um bate-papo sobre um tema relacionado às áreas de atuação do Banco ou ao desenvolvimento do país de forma geral. Já estão na pauta para os próximos episódios, temas como: transparência, dados abertos, saúde e efetividade.

 

Saneamento é tema do primeiro episódio

 

No primeiro episódio dos Diálogos BNDES, a chefe do Departamento de Saneamento Ambiental do BNDES, Laura Bedeschi, e o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, conversam sobre os desafios do saneamento no Brasil.

 

No encontro, eles explicam o estágio atual dos serviços de água e esgoto no país e comentam as principais diferenças regionais e sociais no acesso ao saneamento. Destacam ainda que são necessários investimentos significativos para alcançar a universalização prevista no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e discutem as mudanças previstas no novo marco regulatório do setor, atualmente em discussão no Congresso. Laura e Édison falam ainda sobre o papel a ser desempenhado por diferentes atores, públicos e privados, para mudar a situação do saneamento no país.

 

Escute o primeiro episódio:

 

 

Acompanhe também pelo Spotify e pelo Anchor.fm

 

Confira ainda os estudos citados no podcast

 

Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento no Brasil 

O estudo, desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, analisa os benefícios econômicos e sociais da universalização do saneamento no país, abordando questões como o impacto sobre saúde da população e a geração de emprego e renda associada aos investimentos e à operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. O relatório utiliza dados do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (Snis), do Ministério das Cidades, de pesquisas do IBGE, do DataSus e de órgãos internacionais como Unicef, Organização Mundial de Saúde e Banco Mundial.

Acesse em: http://www.tratabrasil.org.br/estudos/estudos-itb/itb/beneficios-economicos-e-sociais-da-expansao-do-saneamento-brasileiro

 

Mulheres & Saneamento

A publicação analisa como a mulher brasileira é afetada de forma específica pela falta de acesso aos serviços de água e esgoto. A partir de uma análise de perfis da mulher brasileira contemporânea, baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada de 2016 (PNADC), o trabalho identifica as minorias mais vulneráveis e averigua suas condições específicas de saneamento, saúde e inserção no mercado de trabalho. Com isso, procura mostrar em sentido amplo o impacto da carência de saneamento básico no bem-estar das mulheres. A publicação é fruto de uma parceria entre BRK Ambiental, Instituto Trata Brasil, Exante Consultoria Econômica e Global Compact Network Brasil.

Saiba mais em: https://mulheresesaneamento.com/

 

Ranking do Saneamento

Publicado anualmente pelo Instituto Trata Brasil, o Ranking do Saneamento apresenta  indicadores de água e esgoto nas 100 maiores cidades do Brasil.  O relatório traz ainda dados sobre perdas de água, investimentos, operadoras e tarifa média. A última edição, lançada em 2019, toma como base dados de 2017 do Snis. 

Confira em: http://tratabrasil.com.br/estudos/estudos-itb/itb/ranking-do-saneamento-2019

 

Painel do Saneamento

Desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, o portal tem o intuito de oferecer informações para a população sobre a situação do saneamento no país. A iniciativa permite que o cidadão tenha acesso fácil aos dados de diferentes localidades, como municípios, estados e regiões metropolitanas, permitindo ainda comparar localidades e indicadores de saneamento ligados a saúde e renda, educação, valorização imobiliária, impactos ao turismo, entre outros

Acesse em: https://www.painelsaneamento.org.br/

 

Panorama da Participação Privada no Saneamento 2019  - Abcon

Apresentada anualmente pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços de Água e Esgoto, a publicação traz os principais números do setor privado de saneamento no país. O levantamento reúne uma série de dados sobre a situação do saneamento dos diferentes estados brasileiros, além de registrar experiências bem-sucedidas de investimento com a participação da iniciativa privada.

Acesse em: http://abconsindcon.com.br/panoramas/

 

Conteúdos relacionados

 

BNDES é ferramenta para implementação de políticas de saneamento básico

 

8º Fórum Mundial da Água | Panorama de estudos sobre o tema

 

Saneamento básico no Brasil: desafios e perspectivas

 

 

*campo obrigatório