Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Sep 22 22:04:10 CEST 2023 Fri Sep 22 22:04:10 CEST 2023

Blog do Desenvolvimento

Infográfico: o BNDES afeta a política monetária?

No Texto para Discussão 154, os economistas do BNDES Ricardo Barboza e Mauricio Furtado analisam uma questão recorrente no debate público: o possível impacto da atuação do BNDES sobre a taxa de juro neutra e a potência da política monetária.

 

O estudo esclarece, inicialmente, que essa discussão só é se aplica ao período anterior a 2018, quando o BNDES ainda operava com uma taxa inferior às de mercado – a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Mesmo nesse cenário, a partir de uma revisão da literatura sobre o tema e da utilização de um modelo para avaliar os possíveis efeitos da atuação do BNDES, os autores concluem que não há evidências macroeconômicas confiáveis que amparem a ideia de que o Banco afeta a política monetária – o que poderia exigir que o Banco Central (BCB) mantivesse a taxa Selic em patamares mais elevados para conter a inflação.

 

No infográfico a seguir, apresentamos algumas das principais questões abordadas no estudo, que está disponível na íntegra no link abaixo.

 

>> Baixe o estudo completo

 

Confira o infográfico:

BNDES-INFOGRAFICO-POLITICA-MONETARIA-2206-red

 

Conteúdos relacionados

 

Relatório de efetividade do BNDES destaca os efeitos de suas ações para a sociedade

 

Sustentabilidade: Infográfico apresenta uma breve história do conceito

 

*campo obrigatório