Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Tue May 07 18:08:48 CEST 2024 Tue May 07 18:08:48 CEST 2024

Blog do Desenvolvimento

15:30 26/06/2019

Infográfico |
Economia criativa |
Animação |

Animação: qual é o tamanho do mercado consumidor brasileiro?

As animações brasileiras vêm ganhando força em diversas mídias e públicos. Obras animadas brasileiras preenchem o horário nobre dos canais de TV paga e passam a aparecer nos cinemas nacionais. Elas também vêm recebendo indicações e ganhando os principais prêmios da animação mundial, caso de séries como O Show da Luna e S.O.S. Fada Manu, indicadas ao Emmy Kids, e dos filmes Uma história de amor e fúria e O menino e o mundo, vencedores do Festival de Annecy em 2013 e 2014, respectivamente.

 

Em artigo publicado no BNDES Setorial 49, os economistas Diego Nyko e Patrícia Zendron apresentam pela primeira vez uma estimativa de valor para o mercado consumidor de animação no Brasil. A metodologia construída pelos autores para o estudo utiliza valores de consumo disponibilizados publicamente, premissas estabelecidas para o mercado internacional e extrapoladas para o mercado nacional e dados disponíveis em estudos já realizados em âmbito global, considerando a presença da animação em diferentes segmentos, como TV aberta, TV paga, video on demand (VoD), games, cinema e aplicações corporativas. 

 

Confira no infográfico a seguir os principais números do estudo (clique para ampliar): 

 

Infográfico mercado animação

  

Conteúdos relacionados

 

Economia criativa

 

As distribuidoras na cadeia produtiva do audiovisual

 

Panorama do setor de jogos digitais no Brasil

 

Animação: técnicas e processo

 

A economia criativa e o mercado audiovisual

 

 

 

 

 

 

*campo obrigatório