Animação: qual é o tamanho do mercado consumidor brasileiro?
As animações brasileiras vêm ganhando força em diversas mídias e públicos. Obras animadas brasileiras preenchem o horário nobre dos canais de TV paga e passam a aparecer nos cinemas nacionais. Elas também vêm recebendo indicações e ganhando os principais prêmios da animação mundial, caso de séries como O Show da Luna e S.O.S. Fada Manu, indicadas ao Emmy Kids, e dos filmes Uma história de amor e fúria e O menino e o mundo, vencedores do Festival de Annecy em 2013 e 2014, respectivamente.
Em artigo publicado no BNDES Setorial 49, os economistas Diego Nyko e Patrícia Zendron apresentam pela primeira vez uma estimativa de valor para o mercado consumidor de animação no Brasil. A metodologia construída pelos autores para o estudo utiliza valores de consumo disponibilizados publicamente, premissas estabelecidas para o mercado internacional e extrapoladas para o mercado nacional e dados disponíveis em estudos já realizados em âmbito global, considerando a presença da animação em diferentes segmentos, como TV aberta, TV paga, video on demand (VoD), games, cinema e aplicações corporativas.
Confira no infográfico a seguir os principais números do estudo (clique para ampliar):
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