Programa 'Economia e Futuro' estreia na TV Brasil com debate sobre transição energética

  • Produção da TV Brasil, em parceria com o BNDES, vai ao ar nesta terça-feira, 27, às 22h, com a participação do presidente do Banco, Aloizio Mercadante, e o diretor executivo de Gestão Integrada da Transição Energética da Petrobras, William Nozaki

 

O programa 'Economia e Futuro', realizado pela TV Brasil em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estreia nesta terça-feira, 27, às 22h, uma série de debates sobre os desafios econômicos, as inovações e as transformações que podem influenciar o desenvolvimento do Brasil e do mundo.

Neste primeiro programa, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e William Nozaki, diretor executivo de Gestão Integrada da Transição Energética da Petrobras, discutem os desafios da transição energética e as alternativas para enfrentar as mudanças climáticas, reduzir emissões de gases de efeito estufa e combater o aquecimento global. A edição é apresentada pela jornalista Luciana Barreto.

Entre os assuntos da estreia estão a substituição dos combustíveis fósseis, a busca por minerais estratégicos e a viabilidade de tecnologias como o hidrogênio verde. O debate também tratará da participação brasileira na governança climática internacional e dos desafios para levar os benefícios do desenvolvimento sustentável às populações mais vulneráveis, considerando as transformações da economia.

"A TV Brasil exerce um papel fundamental na democratização do acesso à informação ao cumprir sua missão de comunicação pública. A emissora oferece à sociedade uma reflexão importante não apenas sobre o passado, mas também sobre os caminhos que desejamos construir para o futuro do país e a transição energética é tema chave para o Brasil que queremos”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O episódio de estreia tem como tema a transição energética, com participação do economista Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e do cientista social William Nozaki, diretor executivo de Gestão Integrada da Transição Energética da Petrobras.

Os convidados discutirão caminhos para enfrentar as mudanças climáticas, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e conter o aquecimento global. O debate também aborda o papel do Brasil na governança climática internacional e as oportunidades para o país ampliar sua participação na economia de baixo carbono.

A substituição dos combustíveis fósseis e a busca por fontes de energia menos poluentes estão entre os assuntos do primeiro episódio. A conversa também trata da disputa por minerais estratégicos e das possibilidades de tecnologias como o hidrogênio verde.

Além da transição energética, o programa Economia e Futuro pretende discutir temas como inteligência artificial, mudanças climáticas, novas formas de produção e transformações no mundo do trabalho. A atração parte da ideia de que a economia vai além dos indicadores financeiros e das notícias sobre o mercado. As decisões econômicas também influenciam o transporte público, as oportunidades profissionais, o desenvolvimento das cidades e o acesso a novas tecnologias.

Onde assistir - O programa 'Economia e Futuro' estreia nesta terça-feira, 27, às 22h, na TV Brasil. A emissora também exibirá uma reprise na madrugada de terça para quarta-feira, às 3h30.

O público pode acompanhar a programação pelo sinal aberto, pela TV por assinatura e pela parabólica. Os episódios ficam disponíveis também no TV Brasil Play, pelo site ou aplicativo para smartphones.

Programa 'Economia e Futuro' abordará desafios econômicos, inovação e perspectivas para o desenvolvimento do país

Foto: Divulgação

Baixar Imagens