Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

18:00 23 de July de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:18:54 13/10/2023 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |CENTRO-OESTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Anastasia Vaz - Secom UNB

UnB contrata BNDES para gerar receita com projeto imobiliário

Um grupo de 13 terrenos de propriedade da Fundação Universidade de Brasília (FUB) será objeto de estudos para geração de renda complementar para a Universidade de Brasília (UnB). O BNDES estruturará projeto de valorização de ativos imobiliários da FUB após contrato, assinado pelo diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, e a reitora da UnB, Márcia Abrahão, na quarta-feira, 11.

Para Barbosa, o contrato com a FUB é “referência pelo porte dos ativos envolvidos, perspectivas de geração de renda para a universidade e abertura de possibilidades de parcerias em outras frentes com a UnB". De acordo com a modelagem preliminar, os terrenos serão objeto de permuta para a construção de unidades residenciais e comerciais que, posteriormente, possam gerar receitas para a realização das atividades da UnB.

“Vamos manter a mesma sistemática que a UnB já adotou com outras projeções, sem receber dinheiro, mas recebendo patrimônio, cuja receita será revertida em melhoria das condições de ensino, pesquisa e extensão. É uma forma de garantir o futuro da UnB com alguma previsibilidade de arrecadação, já que não temos perspectiva de melhoria abrupta do nosso orçamento”, avaliou a reitora Márcia Abrahão. Além de contribuir para valorizar o patrimônio da UnB, a destinação dos imóveis tem potencial de promover o desenvolvimento urbano das áreas do entorno. Os estudos do projeto buscarão adequar o uso dos terrenos ao contexto urbanístico da capital federal.

Os imóveis são formados por um terreno de 17,4 mil m², no Setor Hoteleiro Norte, e 12 lotes na Super Quadra 207, Asa Norte, com extensão total de 9 mil m². Os imóveis se situam em áreas valorizadas do Plano Piloto em que há poucos terrenos disponíveis para construção.

Sobre a Universidade – Inaugurada em 1962, dois anos após a transferência da capital federal para Brasília, a UnB teve suas bases definidas pelo antropólogo Darcy Ribeiro e o educador Anísio Teixeira, e suas instalações foram projetadas por Oscar Niemeyer.

Hoje, o Campus Universitário Darcy Ribeiro, localizado na Asa Norte, abriga dezenas de institutos e faculdades, além de laboratórios, hospitais e restaurante universitário. Ocupando área de cerca de 400 hectares, o campus tem circulação diária de mais de 50 mil pessoas.