Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 23:38:44 CEST 2024 Fri Apr 26 23:38:44 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:12:10 11/07/2019 |CULTURA

Ultima atualização: 12:39 11/07/2019

Acervo Cinema da Praça

Restaurado pelo BNDES, Cinema da Praça de Paraty comemora um ano durante a FLIP

O Cinema da Praça de Paraty – antigo cinema São Jorge, instalado em sobrado do século 19 – está comemorando um ano de sua reabertura com uma programação especial. No sábado, 13, durante a Festa Internacional de Paraty (FLIP), o cinema - que foi restaurado com apoio R$ 1,3 milhão do BNDES – será palco de evento gratuito, unindo cinema, literatura, educação e patrimônio.

Na programação, destaque para a exibição do filme O Grande Circo Místico - dirigido por Cacá Diegues, às 15h. Contemplado pelo Edital BNDES Cinema 2015 na categoria finalização, o filme conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense e é uma adaptação do poema de mesmo nome, escrito por Jorge de Lima em 1938.

Na sequencia, logo após a sessão gratuita, às 16h45, acontece debate com o roteirista do filme, George Moura; a protagonista, Mariana Ximenes; e a produtora, Ana Clara Ribeiro. No encontro serão abordados aspectos do processo de transposição de um poema para audiovisual, além de detalhes da produção do filme. A conversa, mediada por representantes da Secretaria Municipal de Cultura de Paraty e pelos dirigentes do Cinema da Praça, terá a participação de alunos do curso de audiovisual do Cinema da Praça.


Reaberto após 45 anos, cinema é opção de lazer para os moradores

A reabertura do Cinema da Praça, após 45 anos do seu fechamento, foi possível graças ao restauro realizado com o apoio financeiro do BNDES, que destinou R$ 1,3 milhão para o projeto, combinando recursos reembolsáveis e não reembolsáveis (via Lei Rouanet). Um ano após a reabertura do cinema, 27 mil espectadores já passaram pela sala de exibição, em 670 sessões abertas de 230 filmes, todas gratuitas. Além disso, no mesmo período, 30 escolas da região foram contempladas com 150 sessões exclusivas, beneficiando 7 mil estudantes (80% deles nunca tinham ido a um cinema antes). No espaço também são promovidos cursos e outras atividades culturais.

“Agora a gente chega e tem esse cinema aqui. É uma emoção. Eu sempre passo aqui pela praça e fico emocionada porque as crianças humildes, da roça, que nunca foram ao cinema, estão todas felizes”, contou a aposentada Maria Inês Campos, moradora da cidade.

 
Patrimônio histórico: Apoio do BNDES à preservação em Paraty abrange outros monumentos

Primeiro sítio brasileiro a combinar o reconhecimento da UNESCO nas categorias de patrimônio natural e cultural, a região de Paraty e Ilha Grande foi declarada patrimônio da humanidade, no último dia 5 de julho, pela excepcionalidade da sua cultura e biodiversidade.

O Cinema da Praça está incluído no Conjunto Arquitetônico de Paraty, composto por inúmeros monumentos e reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN, em 1958. Nesse conjunto, encontram-se dois outros monumentos que receberam apoio do BNDES, no âmbito do Fundo Cultural/Lei Rouanet: a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e a Praça da Matriz.

A igreja, situada no Centro Histórico do município, é um dos mais importantes ambientes de convívio social de Paraty. No seu interior e no entorno ocorrem manifestações religiosas e festas da tradição popular local.
Em 2009, o BNDES aprovou a execução de obras de restauro e revitalização da Praça da Matriz, também situada no Centro Histórico, bem em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. A praça é a mais antiga e a maior área verde inserida na parte histórica da cidade, constituindo-se no principal ponto de encontro e de convívio entre seus moradores e visitantes.


Serviço:

Sessão gratuita do filme O Grande Circo Místico no Cinema da Praça e debate
Sábado, 13 de julho, às 15h, com distribuição de senhas uma hora antes. Debate com equipe do filme, às 16h45.
Rua Marechal Deodoro – Centro Histórico de Paraty.