Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 21:56:23 CEST 2024 Thu Apr 25 21:56:23 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:13:01 16/07/2020 |INFRAESTRUTURA |NORDESTE

Ultima atualização: 17:09 16/07/2020

Fotos: Divulgação Prefeitura de Teresina

Prefeitura de Teresina contrata PPP modelada pelo BNDES para modernizar iluminação

 

 

O contrato da parceria público-privada PPP de iluminação pública de Teresina (PI), modelada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi assinado nesta quinta-feira, em cerimônia celebrada remotamente. O documento foi firmado entre a prefeitura e a concessionária Teresina Luz, vencedora do leilão realizado em setembro do ano passado, na capital piauiense.

Coordenada pelo BNDES, a estruturação do projeto incluiu a elaboração de estudos técnicos, operacionais e financeiros, a modelagem jurídica e o apoio a prefeitura na condução de todo o processo licitatório da PPP. “Esse projeto tem por objetivo modernizar todo o parque de iluminação da cidade, contribuindo assim para a melhoria da iluminação, inclusive da segurança pública”, afirmou a secretária municipal de PPPs e Concessões, Monique Menezes.

 

WhatsApp-Image-2019-12-11-at-09.38.12

Monique Menezes, secretária municipal de PPPs e Concessões, ao
receber o PPP Awards 2019 pelo projeto, que teve modelagem do BNDES

 

A futura concessionária do parque de iluminação será responsável pela modernização, expansão e manutenção da rede municipal de iluminação pública, pelo prazo de 20 anos, com investimentos estimados em R$ 260 milhões. Em 2 anos, as mais de 90 mil lâmpadas existentes serão substituídas por lâmpadas de LEDs (diodos emissores de luz), reduzindo consumo de energia com iluminação pública em torno de 50% e aumentando a eficiência operacional da rede, que também será ampliada até o fim do contrato.

O contrato também contempla a implementação de sistemas inteligentes de operação e monitoramento remoto, com utilização de uma tecnologia conhecida como telegestão, na iluminação pública das vias de maior fluxo de veículos e outros pontos de interesse na cidade. Outro item relevante considerado no projeto foi a obrigação de que o parceiro privado implemente projetos de iluminação específicos em monumentos e pontos turísticos da cidade previamente definidos, visando dar maior destaque a estas localidades.

As mudanças vão proporcionar maior eficiência ao sistema de iluminação pública da cidade, com redução do consumo de energia elétrica, ampliando a sensação de segurança e bem-estar por parte da população e oferecendo maior promoção às áreas comerciais, turísticas e de lazer do município.

 

Assista ao vídeo:

Captura de Tela 2020-07-16 às 13h16min25s