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BNDES - Agência de Notícias

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Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:11:21 14/01/2020 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |SUL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Júlio Cavalheiro/SECOM

Ponte Hercílio Luz: maior obra de recuperação em SC teve apoio do BNDES

Símbolo do Estado de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta ao público na virada do ano, após fechamento desde 1991. Em 2013, a obra passou a contar com o apoio do BNDES, que financiou 46% do valor total de R$ 411 milhões destinado às obras civis, no âmbito do Programa Especial de Apoio aos Estados (Propae). A intervenção representa a maior e mais complexa obra de recuperação estrutural e de patrimônio histórico já realizada no Estado de Santa Catarina.

Com a reabertura, a expectativa é diminuir o trânsito intenso de acesso à ilha de Santa Catarina, atualmente concentrado nas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. A reintrodução da ponte no sistema de mobilidade urbana vai otimizar a distribuição do fluxo de veículos públicos e particulares. A estimativa inicial é de atração mínima de 20% do tráfego atual, o que vai impactar positivamente todo o sistema de mobilidade urbana da Grande Florianópolis, cuja população é estimada em 1,1 milhão de habitantes (IBGE, 2018).

Inicialmente, apenas pedestres e ciclistas poderão transitar, mas a previsão é a liberação de linhas de ônibus até o fim de janeiro de 2020, junto com viaturas e veículos de emergência. Outros veículos devem ser liberados a partir de março.

Importância histórica – Desde a sua inauguração, em 1926, a ponte Hercílio Luz representou a única ligação entre o continente e a Ilha de Santa Catarina. Em 1981, a identificação de problemas estruturais determinou a interdição da ponte ao tráfego. Em 1988, a ponte foi reaberta apenas para pedestres, bicicletas, motos e veículos de tração animal, mas, em 1991, a intensificação dos problemas estruturais determinou a interdição total do tráfego.

A Ponte Hercílio Luz representa o símbolo catarinense mais conhecido no País, sendo a maior ponte pênsil do Brasil e a única, no mundo, ainda existente no sistema de barras de olhal. A própria ponte e o entorno integram o patrimônio cultural brasileiro, tombado nas esferas municipal, estadual e federal.