Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

08:22 18 de May de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:13:10 25/07/2023 |INOVAÇÃO

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Em edição com recorde de diversidade, BNDES Garagem define 45 startups para apoio no ciclo 2023

 

  • 91% das startups aprovadas na nova edição têm diversidade em critérios de gênero, raça ou região
  • Participam startups dos setores de meio ambiente, economia circular, educação e empregabilidade, cidades sustentáveis, saúde e bem-estar

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou 45 novas startups para a edição 2023 do programa BNDES Garagem. A seleção de startups para aceleração atingiu este ano o percentual de 91,1% de diversidade em critérios de gênero, raça ou região, o maior já atingido entre todas as edições do programa, lançado em 2018.

Nesta edição, o BNDES Garagem recebeu inscrições de 1.441 startups de todo o Brasil.  Entre as selecionadas, 80% apresentam diversidade de gênero, 64,4% diversidade racial e, no recorte regional, 51,1% estão na região Sudeste, 33,4% no Nordeste, 11,1% no Norte, 2,2% no Sul e 2,2% no Centro-Oeste. 

O edital teve atenção voltada a soluções que envolvessem o público feminino, que receberam pontuação extra na avaliação. Com este foco, seis projetos de soluções para as mulheres foram selecionados: dois de São Paulo (G&P Finanças e Marias S/A), dois do Rio de Janeiro (Social Visão do Bem e Todas Group), um de Belém (Manas Digitais) e um de Matriz de Camaragibe, em Alagoas (Mulheres Connectadas).

Para Bianca Proença, gerente do Banco responsável pelo BNDES Garagem, o fato representa um avanço para a agenda de equidade: “Ao apoiar negócios que desenvolvem soluções inovadoras voltadas para este público, temos a oportunidade de promover a redução na lacuna de gênero em diversos setores da economia, qualificando mulheres em áreas como tecnologia, construção civil e finanças. Além disso, contribuímos para a melhoraria da qualidade de serviços essenciais, como saúde e educação, refletindo o compromisso do BNDES com a diversidade e o empoderamento feminino”, afirmou.

“Além da diversidade de gênero e raça, teremos mais de 40% das startups advindas das regiões Norte e Nordeste. Conseguimos de fato representar mais a sociedade brasileira no programa, o que é um avanço quando tratamos do ambiente de startups. Nesta edição, trabalharemos com negócios de setores como meio ambiente, economia circular, educação e empregabilidade, cidades sustentáveis, saúde e bem-estar, verticais relevantes para a geração de impacto socioambiental no país”, ressalta Felipe Alves, head do Consórcio AWL, parceiro do Banco responsável pela aceleração das startups do BNDES Garagem.

Ao longo de quatro meses, as startups irão receber apoio individual de especialistas e terão acesso a mentores para aconselhamento e resolução de desafios. Também receberão conteúdos sobre vendas, investimento e impacto, serviços gratuitos e subsidiados oferecidos por parceiros, além de estímulos à conexão com potenciais investidores e empresas públicas e privadas.

Ao final, duas participantes que mais se destacarem, uma na categoria de Tração (para startups que já têm um negócio de impacto e querem apoio para crescer), e outra na de Criação (startups que estão começando e precisam de apoio nos primeiros passos) receberão prêmios de R$ 30 mil e R$ 20 mil, respectivamente.

 

Confira a seguir a lista completa das startups selecionadas:

 

CATEGORIA DE TRAÇÃO:

4 Hábitos - Brasília/DF

Plataforma que permite rastrear o processo dos resíduos, proporcionando múltiplas utilidades para os diversos atores envolvidos na cadeia. Além de um monitoramento efetivo dos principais gestores, garantindo acesso aos dados sobre os resíduos desde a sua origem inicial. O sistema tem um impacto sistêmico e sintrópico em toda a cadeia de resíduos, trazendo benefícios significativos principalmente para as corporações geradoras desses resíduos. Com a implementação da plataforma, as empresas passam a contar com indicadores ESG altamente consistentes em suas operações, fortalecendo sua responsabilidade ambiental e social. 

AçaíMaps – Macapá/AP

AçaíMaps é um software especializado em gestão agrícola para cadeias produtivas amazônicas. Com quatro módulos, oferece planejamento operacional e assistência técnica rural. Contamos com equipe de suporte remoto para auxiliar em todas as fases de empreendimentos comunitários, desde o planejamento até a instalação e operação. 

Amazon Biofert – Macapá/AP

A Amazon Biofert é especializada em converter até 75% dos resíduos de agroindústrias em um biofertilizante de alto desempenho. Com propriedades magnéticas, ele reduz o uso de fertilizantes minerais em até 50%, revitaliza o solo, fixa carbono orgânico e diminui a emissão de CO2. Além disso, melhora a capacidade de retenção de água, reduzindo custos com irrigação.

AppJusto – São Paulo/SP

Solução para serviços de delivery e entregas, que se destaca pela sua abordagem democrática e taxas justas. Não cobram mensalidades dos restaurantes parceiros, e as taxas iniciais começam em apenas 3,99%. Garantem que o valor não seja deduzido do ganho do entregador, permitindo-lhes autonomia para definir suas próprias condições de trabalho. Os consumidores pagam até 30% menos em comparação com outras opções de entrega. Público Alvo: Entregadores: com baixa remuneração e sem autonomia. Restaurantes: Principalmente pequenos e médios. Consumidores e Sociedade. 

Arco – Porto Alegre/RS

A ARCO oferece gestão completa de resíduos para estabelecimentos pequenos e médios, incluindo treinamento, infraestrutura, coleta, destinação e rastreabilidade. Desenvolvemos programas de logística reversa de embalagens para indústrias. Eficiência e conformidade com a PNRS são nossos diferenciais.

Atlas Florestal – Mogi das Cruzes/SP

A empresa promove conexões entre propriedades rurais e negócios regenerativos. Através de seu banco de áreas, desenvolve projetos atrativos para instituições interessadas em investir na redução de emissões de carbono. Com conexões estratégicas, oferece projetos cofinanciados, mitigando riscos e ampliando impacto. Uma prateleira de projetos estruturados e atraentes para investidores. 

Bio – Ribeirão Preto/SP

Coordenação do cuidado de saúde por meio de médicos e enfermeiros da saúde da família, com atendimento disponível 24 horas. Utilizando tecnologia, inteligência de dados e abordagem humanizada, o objetivo é resolver 85% dos problemas de saúde de forma remota. Essa abordagem abrange tanto a saúde pública quanto a suplementar, visando atender às necessidades individuais em larga escala. A proposta busca preencher essa lacuna, oferecendo uma coordenação contínua e acessível, proporcionando um atendimento de qualidade e evitando a sobrecarga do pronto-socorro. 

Deveras Amazônia – Santarém/PA

Aproveitar de maneira sustentável e baseada em conhecimento científico o potencial dos frutos nativos da região Amazônica, que são coletados por meio do extrativismo. A iniciativa atua em parceria com associações, cooperativas e iniciativas individuais, como a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Belterra (AMABELA) e a Cooperativa Campo em Movimento e visa valorizar a sociobiodiversidade amazônica e contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades.

Escritor para o Futuro – Nova Lima/MG

A startup desenvolve planos pedagógicos que utilizam métodos participativos para abordar de forma lúdica e interativa os objetivos e metas da Agenda 2030. Ao final do programa, os alunos têm a oportunidade de escrever e ilustrar um livro com base em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) escolhidos pela turma, recebendo uma cópia impressa e em formato e-book do mesmo. Para viabilizar todas essas etapas, o negócio realiza alinhamentos com a secretaria de educação dos municípios, a gestão das escolas e oferece treinamento aos professores.

Fazer Orçamento – São Paulo/SP

Nossa solução é um software que permite a micro e pequenos empreendedores brasileiros das classes CDE gerenciarem de forma eficiente os principais documentos comerciais e terem maior controle sobre o processo de vendas. Com recursos como orçamentos profissionais, que podem ser aprovados digitalmente pelo cliente, recibos de pagamento, assinatura digital, agenda de clientes, gestão financeira e conteúdos profissionalizantes, nosso software visa facilitar o dia a dia desses empreendedores e ajudá-los a prosperar em seus negócios.

 Flori Tech – Rio de Janeiro/RJ

Criam e gerenciam máquinas de coleta gamificada que incentivam a reciclagem de resíduos pós-consumo. Ao coletar os resíduos, geram análises de pós-consumo, fornecem informações aos clientes e possibilitam a retenção e o engajamento de consumidores em diversos locais. A solução é personalizável, combinando tecnologia, inovação e sustentabilidade. Oferecem serviços para empresas do setor de bens de consumo não duráveis, bem como para parques, shoppings, mercados, escolas e eventos, visando a gestão adequada dos resíduos sólidos. O público consumidor é B2C, formado por pessoas com idades entre 20 e 50 anos, que demonstram preocupação com o meio ambiente e têm interesse em adotar hábitos sustentáveis. Para incentivar esses comportamentos, utilizamos estratégias de gamificação.

G&P Finanças – São Paulo/SP

Oferecer cursos, workshops, podcasts e outras atividades didáticas voltadas para a educação financeira, utilizando uma metodologia que combina autoestima, ancestralidade e estratégias financeiras. O objetivo é estimular as mulheres negras a adotarem um comportamento que promova a melhoria da qualidade de vida de suas famílias, impulsionando o crescimento econômico e reduzindo as vulnerabilidades sociais, proporcionando conhecimentos e habilidades que possam impulsionar sua autonomia e bem-estar financeiro.

Grupo Muda – São Paulo/SP

Com uma trajetória de 14 anos no mercado, o Grupo Muda tem se destacado ao oferecer soluções tanto para o B2C quanto para o B2B. No Instituto Muda, a empresa realiza a gestão de resíduos e educação ambiental em mais de 700 condomínios na cidade de São Paulo, garantindo a destinação correta dos resíduos recicláveis, que são posteriormente doados para 15 cooperativas parceiras. Além disso, auxilia as empresas a se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuindo para a promoção de práticas sustentáveis e responsáveis em relação ao gerenciamento dos resíduos. 

Mais1CodeSão Paulo/SP

A Mais1Code oferece uma variedade de produtos e serviços, incluindo aulas de programação e desenvolvimento de aplicativos, além de uma plataforma online gamificada que torna o aprendizado mais atraente e eficiente. A organização também oferece mentoria e networking para ajudar jovens e empreendedores a se conectarem com oportunidades de emprego e negócios. 

Mindsun – João Pessoa/PB

A solução proporciona uma gestão inteligente de energia e um acesso simplificado a fontes renováveis, gerando benefícios significativos tanto em termos de preservação de recursos quanto de economia financeira.

naPorta – Barueri/SP

A solução visa desenvolver, capacitar e empregar moradores locais como entregadores, proporcionando dignidade e senso de pertencimento através de serviços como entrega no último quilômetro, logística reversa, entre outros. Oferecem um CEP Digital para que os moradores tenham acesso a todos os serviços disponíveis nas áreas urbanas, sem custos adicionais.

NoHarm.ai – Porto Alegre/RS

A plataforma NoHarm, por meio de sua inteligência artificial, auxilia os farmacêuticos na revisão das prescrições, utilizando todas as informações disponíveis no prontuário eletrônico. Prioriza pacientes e prescrições mais críticas para análise do profissional. Além disso, a plataforma oferece suporte à gestão de riscos hospitalares, realizando uma busca automática e ativa por eventos adversos em textos clínicos. Com essa abordagem inovadora, a NoHarm promove maior segurança e eficiência na prática farmacêutica hospitalar. 

Olha o Peixe! – Pontal do Paraná/PR

A empresa tem foco exclusivo na pesca artesanal local e adquire pescados de forma justa e sustentável. Oferece seus produtos a pessoas físicas e jurídicas por meio de um Clube de Assinatura, proporcionando benefícios e conexões diretas com os produtores. Além disso, a empresa promove o consumo consciente, oferecendo capacitações e materiais educativos aos clientes, ensinando sobre as safras, a sustentabilidade e receitas específicas das espécies. Dessa forma, busca incentivar práticas sustentáveis e conscientes no consumo de pescados.

 Sincroniza Educação – São Paulo/SP

A startup desenvolve projetos de formação de professores e implementação de tecnologias educacionais em redes públicas de educação, com o objetivo de diversificar práticas pedagógicas, maximizar o valor educacional de produtos e promover excelência e eficiência em larga escala. 

Social Visão do Bem – Rio de Janeiro/RJ

O SVBem propõe a seguinte solução: venda de óculos de grau dentro das comunidades, por meio de nano-franquias lideradas por mulheres. Essas empreendedoras são capacitadas para realizar a identificação de pessoas com problemas de visão, encaminhá-las para consultas oftalmológicas acessíveis por meio da parcerias estabelecidas pela SVBem e oferecer a venda de óculos de grau a preços acessíveis. 

Super NINA – Recife/PE

A empresa utiliza inteligência de dados para oferecer um canal de denúncia padronizado via WhatsApp, integrável a qualquer aplicativo, a fim de centralizar e padronizar as denúncias de assédio na mobilidade urbana. Os dados coletados são disponibilizados em um painel de controle, fornecendo suporte a agentes governamentais e empresas privadas na formulação de políticas públicas relacionadas ao planejamento urbano, mobilidade e segurança. 

Tato Fisioterapia Inteligente – São Paulo/SP

A plataforma digital da Tato Fisioterapia Inteligente é uma solução inovadora que busca proporcionar cuidados acessíveis e eficientes para pessoas com dor musculoesquelética crônica. Através da plataforma, são oferecidas triagem especializada, coordenação do cuidado, serviços de telefisioterapia e telemonitoramento. Além disso, é incentivada a adoção de hábitos de vida saudáveis e são fornecidas informações confiáveis sobre saúde musculoesquelética. A solução tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes e otimizar o gerenciamento de sua condição. 

Todas Group – Rio de Janeiro/RJ

A empresa se dedica a fornecer serviços de desenvolvimento de liderança feminina, oferecendo treinamentos, palestras e workshops para capacitar mulheres a assumirem cargos de liderança em empresas. O diferencial da empresa reside em sua metodologia exclusiva, composta por 16 habilidades comprovadamente essenciais para mulheres em posições de alta liderança. Profissionais renomadas no mercado são responsáveis por ministrar as aulas e fornecer mentorias, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora. 

Ven Libre – São Paulo/SP

A VenLibre disponibiliza teleconsultas especializadas em prevenção de HIV e outras IST, proporcionando um ambiente acolhedor e confidencial. Após a consulta, oferece entrega de PrEP, PEP e testes de IST no local escolhido pelo cliente. Todo o processo ocorre online, com discrição e sem estigmas ou preconceitos. Nas redes sociais, blog e YouTube, a empresa compartilha conteúdo científico esclarecedor, desmistificando informações sobre prevenção de HIV e outras IST. A VenLibre está comprometida em promover a saúde e bem-estar, garantindo um ambiente seguro e informativo. 

Zero Esgoto – Irupi/ES

A Zero Esgoto oferece uma solução de tratamento de esgoto sanitário com um sistema modular, capaz de transformar esgoto em água limpa em até seis horas, utilizando uma biomassa exclusiva para remover poluentes orgânicos e inorgânicos. Essa tecnologia sustentável e escalável apresenta patente concedida e atende a todas as normativas e padrões do CONAMA. A solução é adaptável tanto para o público residencial em zonas rurais e urbanas, incluindo áreas de difícil acesso como palafitas, quanto para comunidades e povos originários. 

 

CATEGORIA DE CRIAÇÃO:

Amitis – Maceió/AL

A AMITIS desenvolveu um sistema de hortas hidropônicas com o objetivo de atender às necessidades de pequenos(as) agricultores(as) vulneráveis - seu público-alvo - com a nutrição e geração de renda. Essas hortas fornecem produtos que passam a ser comercializados em uma rede, e toda a produção é escoada para o mercado por meio de boxes de alimentos disponibilizados em assinaturas mensais ou quinzenais para os seus clientes, utilizando um serviço de delivery. 

Avia! – Nova Olinda/CE

A solução consiste em um marketplace mobile que estabelece conexões entre empreendimentos periféricos, principalmente restaurantes, e os consumidores locais, promovendo a diversificação do consumo e a democratização dos produtos digitais para esses grupos. Além disso, a solução visa facilitar a gestão de vendas e estoque dos empreendedores cadastrados, ao mesmo tempo em que incentiva a educação empreendedora e a geração de renda. 

Compensei – São Luís/MA

A Compensei traz uma solução que democratiza o acesso à gestão de emissões de carbono da cadeia do turismo, através de uma plataforma que auxilia na mensuração, redução, monitoramento e compensação de emissões do setor do turismo, apoiando projetos socioambientais para a compensação ambiental por meio de pagamento por serviços ambientais (PSA), gerando impacto para comunidades e a biodiversidade. 

DuMeio – Jaraguá do Sul/SC

O DuBac é um biotecido sustentável, obtido por fermentação de bactérias, com aparência e aplicabilidade semelhantes ao couro animal. É biodegradável, tem baixa pegada ambiental e é produzido em fazendas verticais indoor, sem químicos pesados, em apenas 45 dias. Com durabilidade de 5 anos ou mais, pode se decompor em 3 meses em condições ideais. 

Formmer Afro – Maceió/AL

A startup Formmer Afro, centrada na comunidade afro, oferece o Programa Formmer BlacksLab, que impulsiona empreendimentos negros por meio de apoio, capacitação e aceleração de afronegócios. Além disso, a plataforma desenvolvida pela startup proporciona aos afroempreendedores acesso exclusivo a uma ferramenta dedicada aos seus negócios. 

Gamezônia – São Luís/MA

Uma solução que combina gamificação e educação ambiental, utilizando tecnologias para proporcionar uma experiência imersiva na região amazônica. O jogo tem como objetivo principal promover a conscientização social sobre diversos temas relacionados à região,abordando sua fauna, flora, povos tradicionais, comunidades locais e questões climáticas. 

Go Beesiness – João Pessoa/PB

A Go Beesiness é uma plataforma que capacita e apoia pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo o empreendedorismo. Com cursos ministrados por especialistas e uma metodologia de estudo de 15 minutos diários, a plataforma atende à demanda de usuários e empresas nos países lusófonos. 

iUUL – Rio de Janeiro/RJ

A iUUL oferece programas de residência em desenvolvimento de software de forma gratuita,inspirados na residência médica. Busca capacitar pessoas na área de tecnologia alinhadas às demandas de mercado, de forma ágil e de qualidade. Utiliza método de ensino construtivista objetivo, no qual os residentes aprendem a partir de problemas reais.

Manas Digitais – Belém/PA

A solução foca no acesso e permanência de meninas, adolescentes e mulheres na educação básica. É oferecida alfabetização digital e educação corporativa personalizada para destacar as vantagens das carreiras em TI. Promovem-se discussões sobre as bases para uma formação adequada de meninas e profissionais das carreiras STEAM, abrangendo o Ensino Básico ao Profissionalizante. Público alvo: Mulheres na região Norte

 Marias S/A – São Paulo/SP

Marias SA é uma plataforma de educação inovadora exclusiva para mulheres capaz de

aproximá-las das oportunidades de trabalhos (como funcionárias ou empreendedoras) através de um robô de mineração de dados e matching, Além disso, elas possuem trilhas do conhecimento, capacitação e mentorias personalizadas para aumentar as chances de sucesso na jornada de alfabetização digital e empregabilidade. Nosso público-alvo são mulheres, mães solteiras, afastadas por mais de 5 anos do mercado de trabalho devido à maternidade e com 2º grau completo. Elas são analfabetas digitais e não sabem por onde começar a empreender ou a buscar nova recolocação no mercado de trabalho e nem quais as qualificações mais procuradas e onde aprendê-las para conquistarem seus espaços no mercado de trabalho. 

Mogno Earth – Abaetetuba/PA

É uma plataforma que conecta empresas interessadas em realizar projetos de sustentabilidade com pequenos produtores do interior da Amazônia que desejam executar e gerenciar esses projetos. A empresa tem o papel de auxiliar e apoiar esses produtores na implementação e gestão desses projetos, garantindo a certificação das reduções de emissões geradas por essas iniciativas e além disso, assegurar que os mesmos atendam aos mais altos padrões mundiais, utilizando metodologias colaborativas e tecnologias acessíveis para certificar a transparência e a segurança dos projetos e os créditos de carbono que serão gerados. 

Mulheres Connectadas - Matriz de Camaragibe/AL

A solução consiste em uma plataforma de treinamento em programação tecnológica, com o objetivo de reduzir a disparidade de gênero nos espaços de tecnologia e inovação. A plataforma será acessível e utilizará recursos de inteligência artificial e gamificação para proporcionar um aprendizado prático e inclusivo. Além disso, contará com um jogo físico para complementar a experiência de aprendizagem.

 Olabisi - Laboratório Criativo – Salvador/BA

A startup tem como objetivo democratizar o acesso ao Marketing Digital e à comunicação por meio de duas vertentes: a escola e a agência. Na escola, são oferecidos serviços de capacitação, incluindo mentoria, consultoria e cursos, com preços acessíveis e linguagem adequada à realidade do público-alvo. Esse público é composto por pessoas em situação de vulnerabilidade social, abrangendo pessoas negras, periféricas, LGBTQIAP+, mães, microempreendedores/as e, futuramente, pessoas surdas. Já na agência, são fornecidos serviços de marketing, como gestão de redes sociais e identidade visual, visando atender às necessidades desses grupos de maneira inclusiva e representativa. 

Simplicitude – Coaraci/BA

A Simplicitude colabora com os pequenos produtores e agricultores familiares do Sul da Bahia na criação de produtos criativos, utilizando insumos sustentáveis do sistema agroflorestal Cabruca. Além de comercializar sua própria marca, a empresa também apoia os pequenos produtores e agricultores parceiros no desenvolvimento de suas próprias marcas e produtos, incentivando o máximo aproveitamento das matérias-primas da Mata Atlântica. A venda dos produtos gerados é realizada para pessoas ou empresas conscientes, comprometidas com questões ambientais e que defendem o comércio justo e as cadeias de produção sustentáveis.

 Sinclus – Eusébio/CE

Agregar valor educacional por meio de capacitações, cursos e treinamentos voltados para o mercado de trabalho. O grande diferencial da nossa startup é inovar em acessibilidade através do uso das funcionalidade como, leitor de tela que atua em auxílio a usuários com baixa visão, ajustes de fontes e também está disponível o recurso de intérprete virtual de libra, Vlibras. Startups e médias empresas, com potencial ESG que possuam trabalhadores com deficiência e precisem aumentar a inclusão dentro da mesma. O segundo público alvo é o próprio PCD que necessita fazer cursos profissionalizantes, acessíveis e inclusivos, cujas ferramentas os possibilitem adentrar no mercado de trabalho formal. 

SOL - Soluções Inteligentes – Caicó/RN

A SOL desenvolve o mais completo software para gestão do cuidado, visando otimizar registros assistenciais para fomentar a comunicação efetiva no setor saúde. A plataforma acessível, interativa, mensurável e amigável proporcionará registros completos, como foco na comunicação visual para segurança do paciente, possibilidade de coleta de dados à beira do leito e análise de indicadores do cuidado. A SOL tem como público alvo o setor público, com foco em gestores e profissionais dos serviços de saúde, os quais serão impactados positivamente com a solução.

 Stardust Zone – São Paulo/SP

A Stardust possui duas soluções: Para neurodivergentes (B2C), oferecemos mentorias, conteúdos educativos e oportunidades profissionais para alavancar suas habilidades e potencializar seus talentos. Para empresas (B2B), promovemos treinamentos e eventos voltados para a inclusão e contratação de neurodivergentes, além de auxiliar na criação de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. A Stardust visa impactar positivamente indivíduos neurodivergentes, com um foco especial em comunidades com TDAH, Autismo e Dislexia. Nossos serviços também beneficiam empresas que buscam incluir e aproveitar a neurodiversidade. Com a Stardust, neurodivergentes encontram um espaço seguro para crescer, enquanto as empresas ganham ferramentas para construir um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Tunu Saúde – Salvador/BA

Intervenção aliando as PIC ao raciocínio clínico para saúde mental, física e energética através de: 1) serviços individuais ou coletivos, com avaliação dos riscos e planejamento terapêutico multidisciplinares, 2) oficinas teórico-práticas para populações vulneráveis, trabalhando a especificidade e como ela influencia na situação de saúde, 3) cursos online para educação permanente de profissionais. 

 Ubuntu Labs – São Paulo/SP

O produto Inglês na Raça é uma plataforma digital que conecta, dá visibilidade e capacita mulheres diversas e pessoas negras através do ensino do inglês para o trabalho e do desenvolvimento profissional. Através de micro cursos como: inglês com tech, autoconhecimento, gestão de carreira, inteligência emocional, educação financeira, comunicação não violenta. 

Visão Coop – Queimados/RJ

A solução consiste na plataforma chamada Territórios Digitais, que tem como objetivo criar interatividade no georreferenciamento de vulnerabilidades ambientais e nas consequências dos desastres climáticos. Essa plataforma permite a mobilização de brigadas para o socorro emergencial e a transformação de registros postados nas redes sociais em dados úteis para direcionar ações governamentais. Além disso, estão sendo desenvolvidos protótipos de sensores robóticos para monitoramento e reação em tempo real.

Sobre o BNDES Garagem

O BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição do Programa, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes. A taxa geral de recomendação do Programa por parte das startups foi de 95%, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores.

A segunda edição, lançada em 2021, focou em impulsionar negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais. A metodologia de aceleração do programa conta com a parceria de três organizações referências no ecossistema de empreendedorismo: Artemisia, Wayra e Liga Ventures. Nas categorias Criação e Tração, a proposta é reunir e apoiar negócios inovadores – que tenham potencial de impacto positivo – em linha com o propósito do BNDES de transformar a vida de gerações de brasileiros, promovendo o desenvolvimento sustentável. Está em andamento o Ciclo 2023 desta edição, com o objetivo de acelerar mais 45 negócios de impacto ainda este ano. Saiba mais no site.


ARTEMISIA | A Artemisia, organização pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil, tem como missão potencializar negócios que criam soluções para problemas sociais ou ambientais e provocam impacto positivo por meio da sua atividade principal. Para isso, lidera iniciativas de fortalecimento a negócios de impacto - via programas de aceleração, apoio em pilotos de inovação aberta e articulação de investimento de impacto –; conecta grandes empresas ao universo dos negócios de impacto; e desenvolve conhecimentos sobre o tema. Fundada em 2005, possui atuação nacional e já impulsionou mais de 650 iniciativas de impacto de todo o Brasil em seus diferentes programas. www.artemisia.org.br.

WAYRA | A Wayra, hub de inovação aberta da Vivo no Brasil e da Telefónica no mundo, investe, escala e conecta startups com corporações e outros parceiros. O objetivo é gerar oportunidades de negócios e inovação em conjunto. Criada em 2011, a Wayra opera em 7 hubs (São Paulo, Buenos Aires, Bogotá, Londres, Munique, Madrid e Barcelona) e já investiu mais de 56 milhões de euros em startups. Atualmente, 500 startups fazem parte do portfólio de inovação aberta global da Telefónica. Presente no país desde 2012, a Wayra Brasil já investiu em 83 startups e mais da metade das empresas ativas em carteira no Brasil geram negócios com a Vivo. As áreas prioritárias são educação, saúde, finanças, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA), big data, entre outras.

LIGA VENTURES | A Liga Ventures é a maior rede de inovação da América Latina com o propósito de gerar resultados e impacto, conectando as melhores startups às empresas e a todo ecossistema empreendedor. Criada em 2015 é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil, e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de 29 mil startups, mais de 400 startups aceleradas e mais de 500 projetos realizados entre essas e grandes corporações.