Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 23:49:04 CEST 2024 Thu Apr 25 23:49:04 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:12:58 24/01/2019 |EDUCAÇÃO

Ultima atualização: 15:58 24/01/2019

Jaqueline Machado/Divulgação BNDES

Educação Conectada: 6 estados já se preparam para usar tecnologia digital nas escolas

● Por chamada pública, programa do BNDES destinará R$ 22 milhões, beneficiando cerca de 203 mil alunos e 13,5 mil professores em 435 escolas

● Representantes de Sergipe, Tocantins, Minas, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraíba estiveram no BNDES para discutir a implantação dos projetos

Representantes de Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Minas Gerais e Goiás estiveram no BNDES na última semana para atividades de capacitação referentes ao programa Educação Conectada. Os Estados foram aprovados na chamada pública da iniciativa, promovida em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e que apoiará com R$ 21,9 milhões projetos de uso de tecnologias digitais em 435 escolas municipais e estaduais, beneficiando cerca de 203 mil alunos e 13,5 mil professores.

A oficina realizada no BNDES buscou preparar as equipes dos Estados e municípios selecionados para a implantação dos projetos. O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) proveu suporte técnico para a atividade, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) auxiliou nas discussões sobre a prática de acompanhamento, monitoramento e avaliação. As fundações Lemann e Itaú Social também compartilharam suas experiências.

Os projetos selecionados na chamada pública Educação Conectada serão desenvolvidos nos seguintes municípios do seis estados: Luziânia e Novo Gama (GO), Sabará e Ribeirão das Neves (MG), Cachoeira do Sul e Santa Maria (RS), Lagarto (SE), Araguaína e Gurupi (TO) e Campina Grande e Sousa (PB). Caso sejam alavancados recursos adicionais, poderão ser apoiados mais quatro projetos, em Roraima, Amapá, Bahia e Paraná.

 

Jaqueline Machado/Divulgação BNDES
Educação Conectada: 6 estados já se preparam para usar tecnologia digital nas escolas
Adriana Aguiar, secretária de Estado da Educação do Tocantins

Mais imagens na Galeria de Fotos

Ouça o áudio: secretária da Educação de TO comenta o programa Educação Conectada

 

“Diferentemente de outros programas, em que o município pensa de uma forma e o Estado de outro, neste os entes federados pensaram conjuntamente, de forma articulada”, afirmou a secretária da Educação do Tocantins, Adriana Aguiar.

As quatro dimensões que as iniciativas apoiadas deverão contemplar — visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura — implicam, segundo a gestora “pensar investimento a partir de diagnóstico, planejamento e visão de resultados”. No caso de Tocantins, o projeto está focado em três metas: alfabetização na idade certa, leitura e letramento na segunda etapa do ensino fundamental e combate à evasão no ensino médio.