Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:18:22 27/09/2023 |SAÚDE
Ultima atualização: 13:05 17/10/2023
O BNDES irá apoiar com R$ 6 bilhões o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, até 2026, conforme anúncio feito durante o lançamento da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, ocorrido nesta terça-feira, 26, em Brasília.
Os recursos do Banco irão financiar o desenvolvimento e a inovação de novos medicamentos, insumos farmacêuticos ativos (IFAs), medicamentos biotecnológicos e vacinas, além de equipamentos e materiais médicos, todos de interesse do SUS. O BNDES também irá priorizar o apoio a plantas produtivas pioneiras que utilizam tecnologias inovadora no país e que permita a redução do déficit comercial do Complexo da Saúde, de US$ 20 bilhões. A modernização e revitalização do parque de equipamentos da assistência à saúde também será priorizada, induzindo a produção nacional.
“O BNDES possui um histórico de atuação relevante no Complexo Econômico-Industrial da Saúde, tendo apoiado a produção de vacinas e a criação de terapias avançadas para o tratamento do câncer, por exemplo, além de ter realizado importante papel no combate à pandemia de COVID-19”, indicou o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco, José Luis Gordon. “Agora, ao participar da Estratégia Nacional queremos consolidar o nosso papel como indutor do desenvolvimento desse setor”, finalizou.