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Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:12:05 05/05/2025 |INFRAESTRUTURA |SUDESTE
Ultima atualização: 15:31 05/05/2025
Com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, foi inaugurada nesta segunda-feira, 5, em Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo. A obra faz parte do projeto de expansão e modernização das linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos, que conta com apoio de R$ 3,4 bilhões do BNDES.
A inauguração faz parte das comemorações dos 66 anos do município de Itapevi. A nova estação foi entregue à população há cerca de 30 dias, em operação assistida pela concessionária ViaMobilidade, em parceria com a prefeitura. Durante esse período, os trens circularam com intervalos médios de 30 minutos, sem cobrança de tarifa para os passageiros que embarcaram nas estações Ambuitá, Amador Bueno e Santa Rita.
Iniciadas em abril do ano passado, as obras receberam um investimento total de R$ 26,5 milhões. A estação deverá atender, em média, 2,1 mil passageiros por dia, beneficiando principalmente os moradores dos bairros Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá com uma alternativa de transporte mais ágil, segura e eficiente. Com isso, espera-se uma redução no tráfego de ônibus e outros veículos na região.
Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a parceria entre os entes públicos é fundamental para a execução de projetos estratégicos de infraestrutura. “Toda a luta pela democracia é para respeitar o voto e permitir que os entes federados trabalham em conjunto: união, estado e município. Então o prefeito pode ir ao BNDES que estamos lá para atender vocês e os demais prefeitos que estão aqui. E pode ter certeza que, independentemente da atitude partidária, o presidente Lula quer parceria com São Paulo, está olhando para o povo de São Paulo. O BNDES é o banco que mais investe nas obras de infraestrutura do governo de São Paulo e tem o orgulho de estar trabalhando para o bem de São Paulo. Em parceria, porque é isto que a democracia precisa”, afirmou.
Também participaram da inauguração o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente da Assmbleia Legislativa, deputado André do Prado, o prefeito de Itapevi, Marcos Godoy, e o presidente da Motiva Trilhos, Márcio Hannas, entre outras autoridades.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que o BNDES tem um papel histórico e contínuo de relevância para a infraestrutura do Brasil. Segundo ele, o Banco se destacou no passado por oferecer crédito de longo prazo em um cenário onde isso era raro e, com o tempo, o mercado de capitais passou a atuar nesse segmento, mas o BNDES mais uma vez se adiantou, liderando o avanço do modelo de financiamento de Project Finance, que permite às empresas realizarem grandes investimentos sem comprometer seus balanços. "E nós temos aí a linha 6 do Metrô de São Paulo, que está sendo financiado no Project Finance, a Via Dutra que está sendo financiada no Project Finance. Então o BNDES está na vanguarda", afirmou.
O governador de São Paulo, Tarcisío de Freitas, afirmou que "o BNDES foi e sempre será um Banco importante para a infraestrutura do Brasil". É um Banco que está à frente, que lá atrás se diferenciava dos demais pelo fato de proporcionar um crédito de longo prazo. Aí, o mercado de capitais foi lá e começou a dar crédito no longo prazo. Hoje você até se financia no longo prazo no mercado de capitais, só que aí o Banco foi lá na frente de novo. Deu o primeiro passo para o Project Finance, para desonerar o balanço das empresas. E nós temos aí a linha 6 do Metrô de São Paulo, que está sendo financiado na loja do Project Finance, a Dutra que está sendo financiada na loja do Project Finance. E essa é uma questão que vai liberar muitos recursos das empresas para fazer investimento. Então o BNDES está na vanguarda.
Estação – A nova estação Ambuitá tem duas plataformas de embarque e desembarque, cada uma com 120 metros de extensão e 3,5 metros de largura; saguão de entrada, bilheterias e sanitários acessíveis; área administrativa no piso superior; paraciclo no térreo para acomodação de bicicletas; total acessibilidade, com elevadores, corrimãos, piso tátil e banheiros adaptados; modernos sistemas de sinalização e energia, garantindo a integração da população ao sistema metroferroviário de São Paulo.
A nova estação substitui a antiga, inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana com o nome de “Parada Iracema”. Em 1985, sob gestão da antiga Ferrovias Paulistas S.A. (Fepasa), recebeu novas instalações. Foi desativada e demolida em 2010, já sob administração da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), gerando protestos de moradores.
Desde 2023, o BNDES apoia a expansão e modernização das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos de SP por meio de financiamento (linha Finem) e debêntures (100% da terceira emissão), no valor total de R$ 3,4 bilhões, o que corresponde a 65% do investimento.
A ViaMobilidade tem como acionistas a Motiva (antiga CCR) e o RuasInvest. Ao longo de 43 estações e 78 quilômetros de extensão, as linhas 8 e 9 transportam cerca de 850 mil passageiros por dia.
A linha 8 interliga a estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, com os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, atendendo também os bairros Campos Elíseos, Barra Funda, Lapa, Anastácio e Vila Leopoldina. Conta com 22 estações e 41 quilômetros de trilhos, incluindo o serviço da extensão entre Itapevi e Amador Bueno.
A linha 9 compreende o trecho da rede metropolitana entre as estações Osasco e Bruno Covas/Mendes–Vila Natal, com 21 estações e 37 quilômetros de extensão.
Além da reforma de 30 estações, incluindo a estação Ambuitá, e construção de 5 novas estações, o projeto contempla ainda a adequação da infraestrutura de circulação (vias permanentes, redes aéreas, sistemas de sinalização, de energia e telecomunicações), a modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicações, o aprimoramento do sistema de suprimento de energia, com a implantação de novas subestações de energia e cabines seccionadoras, e a execução de uma quarta via permanente na estação Osasco.
O projeto incluiu ainda a aquisição de 36 novos trens de fabricação nacional para operação nas linhas, todos eles já foram entregues pela Alstom. Até o final do ano passado, cerca de 75% das obras já estavam concluídas
Mobilidade em SP – Nos últimos 25 anos, o BNDES aprovou R$ 37 bilhões em financiamentos à mobilidade urbana no Estado de São Paulo, que alavancaram R$ 62 bilhões em investimentos. Foram apoiados 16 projetos de trilhos e 1 projeto de BRT, o que representa a implantação de 89 km de trilhos, 63 novas estações e 268 novos trens. Além disso, houve a modernização de 50 trens e de 203 km de vias.
Os projetos em transporte por trilhos envolvem as linhas 2, 5, 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13 e 15, beneficiando cerca de 4 milhões de passageiros por dia, com redução de até uma hora no tempo de viagem, a acessibilidade das populações de baixa renda ao centro de São Paulo, redução do número de acidentes de trânsito e queda nas emissões de CO2 (mais de 500 mil tCO2e/ano) e de materiais particulados.
Dessas operações de mobilidade, encontram-se em andamento a implantação das linhas 6, 8/9, 7 e Trem Intercidades Eixo Norte (TIC Norte), a aquisição de 44 trens para o metrô, e o BRT ABC, que trarão 1,8 milhão de novos usuários para o sistema.