Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:12:50 15/08/2023 |SEGURANÇA |NORDESTE
Ultima atualização: 13:05 17/10/2023
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará com R$ 168 milhões a modernização da gestão e da segurança pública da capital de Pernambuco, no âmbito do Programa Recife Segurança Cidadã. O apoio do BNDES corresponde a 90% do investimento total do projeto, de R$ 187 milhões. Estima-se que, até o fim de 2025, mais de 116 mil pessoas sejam atendidas nos programas de inclusão social do projeto.
“Ao conjugar o aprimoramento da dimensão de prevenção à violência e o fortalecimento da capacidade de gestão integrada, o projeto de Recife concorre para a redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança da população, com a expansão qualificada de iniciativas já desenvolvidas pelo município e com possibilidade de estruturação de iniciativas escaláveis para outras cidades”, afirmou a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello.
Os recursos do Banco, por meio das linhas BNDES Finem Segurança Pública e BNDES PMAT, serão aplicados na duplicação da rede do Centro Comunitário da Paz (Compaz), com a implantação de quatro novas unidades; na implantação de dois Centros Arrecife e na implantação do Centro de Operações do Recife (COP).
Os equipamentos têm o objetivo de fortalecer a cidadania de moradores das áreas mais carentes da cidade, em especial crianças e jovens em situação de alta vulnerabilidade social, por meio do provimento de serviços públicos de alta qualidade, sendo o carro-chefe da política pública de prevenção à violência do Recife.
"São obras necessárias para que a nossa cidade possa contar com ainda mais serviços de qualidade, proteção social e garantia de oportunidades para os recifenses. Também é mais uma demonstração do compromisso do governo do presidente Lula com a reconstrução do país e com políticas públicas que verdadeiramente ajudem as cidades brasileiras", afirmou o prefeito João Campos.
Redução da violência e cultura de paz - Alinhado com as diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública e com Sistema Único de Segurança Pública (Lei nº 13.675, de 11/06/2018), o Programa Recife Segurança Cidadã, busca reduzir a violência e fortalecer a cultura de paz. Para isso, combina o aprimoramento da prevenção e repressão qualificada ao fortalecimento da gestão municipal, por meio de investimentos em processos, sistemas e metodologias de prevenção à violência e fortalecimento do monitoramento urbano.