Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 16:26:03 CEST 2024 Fri Apr 26 16:26:03 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:14 15/09/2021 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |INFRAESTRUTURA |SUL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

IStock

BNDES vai estruturar projeto para modernização da iluminação pública em Canoas (RS)

  • Iniciativa vai melhorar a qualidade de vida das pessoas em aspectos como lazer e segurança pública
  • Plano prevê eficiência energética, controlando gastos e reduzindo consumo de energia
  • Os projetos modelados pelo BNDES no setor levarão melhor iluminação a 6 milhões de pessoas     

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Prefeitura de Canoas (RS) assinaram contrato para avaliação e estruturação de projeto para concessão do serviço de iluminação pública do município. A modernização de redes públicas de iluminação promove eficiência energética e gera impacto na qualidade de vida da população em aspectos como segurança pública, segurança no trânsito e lazer noturno. A iniciativa também fomenta o desenvolvimento do comércio e do turismo local e a minimização de impactos ambientais.

 

A cidade de Canoas é parte da região metropolitana da capital Porto Alegre. O município, de cerca de 350 mil habitantes, tem a terceira maior economia do estado, com R$19,1 bilhões, segundo dados de 2018. 

 

O projeto prevê a estruturação de projetos de iluminação pública com cerca de 35 mil pontos de luz. O BNDES terá a consultoria técnica especializada dos consórcios Houer/M Viana IP400 e Accenture e da M&P Sociedade de Advogados. 

 

Em uma primeira etapa deste trabalho, será elaborada uma análise comparativa dos cenários de investimento, que definirá a modelagem mais adequada para este projeto. Também nesta fase, BNDES e consultorias produzirão um relatório de diagnóstico técnico da rede de iluminação pública.

 

A segunda fase, por sua vez, envolve serviços relativos à modelagem em si do projeto. Além disso, haverá o apoio às atividades de consultas públicas, elaboração de edital e preparação da licitação para posterior assinatura do contrato entre a Prefeitura de Canoas e o vencedor do leilão. 

 

Caberá ao BNDES, ainda, a coordenação e integração dos trabalhos junto aos consultores e prestadores de serviço contratados e, em parceria direta com a equipe técnica da prefeitura, a articulação com representantes das companhias, órgãos públicos competentes e terceiros interessados. 

 

O BNDES e a estruturação de projetos em iluminação pública – A consultoria para estruturação de projeto para concessão do serviço de iluminação pública em Canoas é mais uma iniciativa do BNDES em parceria com municípios para o desenvolvimento de projetos no setor de iluminação pública. Juntos, os projetos modelados pelo Banco totalizam aproximadamente 500 mil pontos de iluminação pública e levarão serviço de melhor qualidade a seis milhões de pessoas. Atualmente, o programa para iluminação pública conta com oito projetos, dentre os quais cinco já foram a leilão: Teresina/PI, Porto Alegre/RS, Vila Velha/ES, Macapá/AP e Petrolina/PE. Para 2021, estão previstos ainda os leilões de Caruaru e Curitiba.

 

Sobre o BNDES - Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.