Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Por: Agência BNDES de Notícias
Publicação:10:19 12/02/2025 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |CENTRO-OESTE
Ultima atualização: 11:01 13/02/2025
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou contrato com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a prestação de serviços técnicos especializados de diagnóstico, avaliação e estruturação de projeto de valorização do patrimônio imobiliário da estatal.
A assinatura do contrato ocorreu nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, em Brasília (DF), e contou com a presença do diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, e do diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto.
O contrato consiste na requalificação de nove ativos, localizados na região Centro-Oeste, nas cidades de Brasília (DF), Santa Helena (GO), Palmeira de Goiás (GO), Paraúna (GO), Alta Floresta (MT), Sinop (MT), Dourados (MS), Rio Brilhante (MS) e Cassilândia (MS). E avaliados em R$ 170 milhões.
“O trabalho do Banco terá como objetivo analisar a vocação de cada imóvel, com fins à readequação de uso, para possibilitar a identificação de potenciais interessados, bem como a viabilidade da implantação de novos empreendimentos e/ou retrofit nas instalações operacionais. Além disso, vamos apontar investimentos em ativos, tornando-os mais adequados à consecução das atividades da Conab”, explicou o diretor do BNDES, Nelson Barbosa.
Com exceção do Palácio do Desenvolvimento, em Brasília, os demais ativos são armazéns que foram construídos em zonas que se transformaram ao longo do tempo em áreas em eminentemente urbanas, dificultando a manutenção de uso para serviços de armazenagem.
“As reformas de nossos armazéns em atividade, que virão com esse acordo, vão nos permitir ampliar nossa capacidade de armazenamento de 900 mil para 1,2 milhão de toneladas”, diz Pretto.
A estruturação ocorrerá em três etapas: diagnóstico, elaboração de estudos e projetos imobiliários, e elaboração de minutas e editais (para transferência de direitos sobre os ativos imobiliários, se for o caso), laudos de avaliação e de atividades de promoção para a venda.