Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 13:16:37 CEST 2024 Fri Apr 26 13:16:37 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:14:07 17/07/2020 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES lança Plano de Estímulo à Aposentadoria

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançará na próxima segunda-feira, 20, um Plano de Estímulo à Aposentadoria 2020 (PEA BNDES 2020) com potencial de contemplar, aproximadamente, 10% do seu quadro atual de empregados, que é de 2623 pessoas.

Poderão aderir à iniciativa, os empregados do quadro próprio que tenham menos de 75 anos e já estejam aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou tenham reunido, até 30 de junho deste ano, todas as condições necessárias para se aposentar pelo INSS.

Os desligamentos se darão na modalidade de Demissão Consensual prevista na CLT, que oferece 50% do aviso prévio indenizatório e 20% sobre o saldo para fins rescisórios do FGTS. Além disso, será oferecido ao empregado que aderir um incentivo financeiro correspondente a 0,6 salários para cada 30 dias que faltarem para a obtenção do benefício integral de complementação de aposentadoria pela Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES.

Os empregados que forem desligados do BNDES por conta da adesão ao PEA continuarão vinculados ao Plano de Assistência e Saúde (PAS), assim como seus dependentes.

Economia estimada - Em um cenário no qual todos os empregados elegíveis venham a aderir ao PEA BNDES 2020, o Banco estima que seja feita uma economia nominal anual de aproximadamente R$ 190 milhões, que poderá alcançar até R$ 950 milhões em 5 anos.

Novos Tempos e transmissão de conhecimento - O BNDES oferecerá o programa “Novos Tempos”, um ciclo de palestras de preparação à aposentadoria conduzido por consultoria especializada, com o intuito de auxiliar na transição de carreira dos empregados que aderirem ao plano.

Antes do efetivo desligamento, o empregado participará também de um ciclo de transmissão do conhecimento, organizado pela Área de Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional do Banco, para compartilhamento de experiências e treinamento do corpo funcional nas atividades específicas desenvolvidas.