Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

00:10 05 de March de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:13:36 15/01/2024 |INDÚSTRIA |INFRAESTRUTURA |SUL

Ultima atualização: 18:30 15/01/2024

Pablo Le Roy / MCom

BNDES investe R$ 32 mi para ampliar conectividade de escolas e áreas rurais gaúchas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um financiamento de R$ 32 milhões para um projeto inovador que visa expandir a conectividade em escolas públicas e áreas rurais do Rio Grande do Sul. O apoio à Coprel Telecom tem o objetivo de levar internet banda larga de qualidade para 2 mil residências e 24 unidades de ensino nas regiões do centro, norte e noroeste gaúchos.

Os recursos provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) serão direcionados para a construção de uma extensa rede de fibra ótica, abrangendo 410 km para as escolas e 82 km para conexões de alta capacidade. Além disso, o projeto prevê melhorias na infraestrutura de internet em outras 34 escolas, beneficiando um total de quase 5 mil alunos em 33 municípios. 

“Como agente financeiro do FUST, o BNDES contribui para a universalização no país do acesso à internet nas escolas e áreas sem conexão adequada, como regiões rurais”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. “O Banco espera que o apoio à Coprel ajude a democratizar a conectividade, garantindo o acesso à informação e mais oportunidades aos jovens do estado e aos moradores de áreas rurais”, completou.

A operação segue as condições de apoio do Programa BNDES Fust, com custo financeiro em Taxa Referencial (TR), acrescido da remuneração do Banco, que é menor em financiamentos a projetos de provedores que incluam unidades de ensino em suas rotas de expansão.

Os municípios onde há previsão de atendimento a escolas são Alto Alegre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Condor, Ernestina, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jari, Joia, Lagoa dos Três Cantos, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Pontão, Quinze de Novembro, Ronda Alta, Salto do Jacuí, Santa Cecília do Sul, São José do Herval, Sarandi, Selbach, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff. Além dessas localidades, o serviço da Coprel deve chegar a residências das de Espinilho Grande e Santo Antônio do Planalto. 

Pablo Le Roy, MCom