Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Dec 21 17:54:19 CET 2024 Sat Dec 21 17:54:19 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:16:21 11/10/2024 |AGRICULTURA

Ultima atualização: 16:33 11/10/2024

BNDES e parceiros lançam chamadas públicas para projetos de inclusão produtiva no Portal do Jalapão e Serras Gerais

  • Parte do projeto “Conexões Transformadoras – Inclusão Produtiva para Geração de Renda”, iniciativa gera impacto positivo em 35 municípios

  • Serão investidos cerca de R$ 2 milhões nas ações de fortalecimento de empreendimentos coletivos

  • Cadeias produtivas prioritárias são: fruticultura, mandiocultura produção de aves, peixes e hortaliças e sociobiodiversidade – jatobá, buriti e baru

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Meio, com participação do Governo do Estado do Tocantins, no âmbito do subprograma Produtos da Terra, lançaram duas chamadas públicas da iniciativa “Conexões Transformadoras” para a seleção de projetos com foco a geração de renda e o desenvolvimento de cadeias produtivas nas regiões do Portal do Jalapão e das Serras Gerais, regiões do leste e sudeste do estado.

As chamadas públicas têm como objetivo selecionar propostas que visam fortalecer as atividades de inclusão produtiva realizada por produtores familiares de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica em 35 municípios das duas regiões. Serão investidos cerca de R$ 2 milhões em ações de fortalecimento de empreendimentos coletivos das cadeias priorizadas.

Podem participar das chamadas associações e cooperativas sediadas no estado do Tocantins, com evidências de atuação nos territórios do Portal do Jalapão e das Serras Gerais, cujos beneficiários(as) estejam atuando em uma ou mais das cadeias produtivas priorizadas: fruticultura, mandiocultura e cadeias consorciadas - produção de aves/hortaliças (em Serras Gerais); e sociobiodiversidade – jatobá, buriti e baru – mandiocultura e cadeias consorciadas - produção de peixes/aves/hortaliças (no Portal do Jalapão).

As inscrições das propostas já estão abertas e vão até o dia 21 de novembro de 2024. Para conferir as regras e documentos exigidos, acesse: https://institutomeio.org/conexoestransformadoras

Oficinas – Serão realizadas oficinas informativas nos municípios de Almas/TO, em 15/10/2024, e Mateiros/TO, em 17/10/2024, voltadas a organizações da agricultura familiar. O objetivo é apresentar as chamadas, orientar sobre o processo de capacitação para elaboração dos projetos, o preenchimento dos formulários, assim como esclarecer dúvidas interessados.

"O apoio à agricultura familiar para a produção de alimentos em bases saudáveis sustentáveis é fundamental para o desenvolvimento do país, pois promove a conservação da biodiversidade, a inclusão socioprodutiva dos grupos de agricultores envolvidos nos projetos e a segurança e soberania alimentar de maneira integrada”, destaca Tereza Campello, diretora Socioambiental do BNDES.  

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressaltou que projetos como Conexões Transformadoras conseguem acessar comunidades tradicionais de importantes regiões do Estado. “Já está em andamento o projeto na região do Bico do Papagaio, no extremo norte, e agora é com alegria que lançamos, em parceria com o BNDES e o Instituto Meio, duas chamadas públicas, para a região do Jalapão e das Serras Gerais”, comemorou.

“A parceria com o BNDES, o Governo do Tocantins, que conta com o subprograma Produtos da Terra, e Instituto Meio, possibilita que comunidades em situação de vulnerabilidade econômica tenham acesso a oportunidades de geração de renda e fortalecimento das cadeias produtivas locais”, disse Lars Diederichsen, fundador do Instituto Meio.

e70c0fca-3dcb-433a-b83d-307d2592989f-1
Fonte: Folha do Jalapão