Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Mon Mar 31 22:38:10 CEST 2025 Mon Mar 31 22:38:10 CEST 2025

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:12:32 18/02/2025 |EDUCAÇÃO |NORDESTE

Ultima atualização: 13:54 18/02/2025

Edvan Ferreira/Secom Maceió

BNDES e Prefeitura de Maceió firmam parceria para criar 12 mil novas vagas em creches

  • Projeto visa atender crianças de 0 a 5 anos em educação de tempo integral da rede pública

                                               

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Prefeitura de Maceió assinaram, nesta terça-feira, 18, contrato de estruturação de projeto de concessão administrativa para a construção de 30 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O objetivo do projeto é ampliar a oferta de vagas em creches públicas municipais, de tempo integral, e beneficiar até 12 mil crianças de 0 a 5 anos.

A solenidade de assinatura ocorreu em Maceió e contou com a presença do diretor Jurídico do BNDES, Walter Baère, e do Prefeito do município, João Henrique Caldas.

De acordo com o projeto, a concessionária que vencer a licitação será responsável pela construção e entrega das creches já equipadas e prontas para funcionamento, além de prestar os serviços não pedagógicos de manutenção, conservação, limpeza, segurança, vigilância e assistência de TI para essas unidades educacionais.

A gestão pedagógica das creches permanecerá sob responsabilidade exclusiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que cuidará da contratação e capacitação de professores e demais profissionais da educação, além do fornecimento de uniformes e materiais didáticos.

Com essa divisão de atribuições, a expectativa é que os educadores contem com melhores condições de trabalho e infraestrutura de qualidade, podendo concentrar seus esforços exclusivamente nas atividades pedagógicas e no cuidado direto com as crianças.

“O BNDES segue as diretrizes do governo federal na estruturação de projetos voltados à educação infantil, buscando elevar os padrões de qualidade das infraestruturas públicas e dos serviços ofertados à população. Além disso, a ampliação expressiva das vagas de creches gratuitas e em tempo integral no município facilitará o acesso das famílias à educação infantil desde a primeira infância, contribuindo também para o ingresso e permanência de pais e responsáveis no mercado de trabalho”, destacou Walter Baère.

WhatsApp Image 2025-02-18 at 13.47.45

Crédito: Wesley Menegari / Divulgação BNDES

O diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa, ressalta a importância do projeto com Maceió como modelo a ser seguido por outros municípios brasileiros: “A ampliação da infraestrutura educacional de qualidade é um dos pilares para garantir maior inclusão social e melhor formação das futuras gerações. Essa parceria com Maceió representa um passo importante para a melhoria da educação infantil e, sem dúvida, irá estimular outros municípios brasileiros a adotarem o modelo de concessão de infraestrutura escolar implementado pelo BNDES”.

WhatsApp Image 2025-02-18 at 13.47.19

Crédito: Wesley Menegari / Divulgação BNDES

A contratação da estruturação do projeto de infraestrutura escolar e dos serviços não pedagógicos em Maceió representa um importante avanço na ampliação do acesso à educação infantil, sob a iniciativa conjunta do BNDES e da Secretaria Especial do Programa para Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil, refletindo o compromisso do governo federal com a educação infantil e o bem-estar da população.

A concessão administrativa é um modelo que permite que a administração municipal concentre seus professores e profissionais da educação com dedicação exclusiva aos aspectos pedagógicos e à qualidade do ensino, enquanto a concessionária assegura a construção, manutenção e a prestação de serviços de qualidade para o apoio à operação das creches.

O projeto que será estruturado pelo BNDES busca promover o desenvolvimento educacional e social das crianças de Maceió, além de produzir impactos positivos na economia local com a geração de empregos durante as fases de construção e com o início do funcionamento das creches.

Creche_Foto_EdvanFerreira_SecomMaceio

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió