Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

23:31 12 de April de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:19:46 12/03/2024 |EDUCAÇÃO |SUDESTE

Ultima atualização: 13:43 27/03/2024

Marcelo Camargo / Agência Brasil

BNDES e MG assinam estruturação e implementação de PPP para melhorar rede estadual de ensino

  • Projeto beneficia mais de 90 mil estudantes em 38 municípios mineiros

Cerca de 93 mil alunos em 38 municípios na região de Belo Horizonte e de Montes Claros serão beneficiados por um contrato assinado na última sexta-feira, 8, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), do estado de Minas, para a estruturação e implementação de Parceria Público-Privada (PPP) destinada a melhorar a infraestrutura da rede de ensino estadual mineira. Entre os serviços abrangidos estão reforma, reconstrução, construção, manutenção, conservação, gestão e operação de serviços não pedagógicos de até 123 escolas públicas.

“O projeto permitirá aos diretores das escolas que se dediquem mais às questões pedagógicas e menos às burocráticas, de modo que possam focar seu tempo nas crianças e nos jovens. Estamos muito entusiasmados com as melhorias que a iniciativa gerará em todo o sistema educacional”, comemorou Thiago Toscano, diretor-presidente da Codemge.

Na avaliação do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa, “trata-se de uma ação importante do BNDES, em parceria com o Governo de Minas Gerais, que marca o início da estruturação de um projeto com o objetivo de garantir expansão, melhoria da infraestrutura e de serviços não pedagógicos do ensino público no estado, com investimentos previstos da ordem de R$ 1 bilhão".

Segundo o superintendente da Área de Soluções de Infraestrutura do BNDES, Ian Guerriero, “o projeto com o Estado de Minas Gerais faz parte da estratégia do Banco para incrementar sua carteira de estruturação de projetos de educação, que passou a ser uma prioridade para o BNDES.”

“A nova fronteira é avançar com parcerias na área social, e esta iniciativa em conjunto com a Secretaria de Educação vai exatamente nessa linha. O projeto é extremamente meritório pelo impacto que terá na vida de milhares de alunos do nosso sistema estadual de ensino", afirmou o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais.

A estruturação do projeto de PPP contempla ainda a contratação de consultores especializados para apoiar o BNDES na modelagem do projeto, e o apoio ao governo estadual para realização de audiências, consultas públicas e roadshows com investidores, além do preparo e realização do leilão.

 “Dar forma e direção a uma iniciativa que busca melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado de mais de 90 mil alunos, envolvendo municípios e escolas de todo o estado, é algo que nos motiva ainda mais a realizar um trabalho de altíssimo nível. São reformas essenciais que certamente levarão a um ambiente escolar cada vez mais qualificado”, afirmou Sérgio Cabral, diretor de Gestão de Ativos e Mercados da Codemge.

Com a assinatura do contrato, o BNDES passa a ter cinco projetos em estruturação no setor de Educação, com os municípios de Recife (PE), Caxias do Sul (RS) e do Rio de Janeiro (RJ), além dos estados de São Paulo e Minas Gerais.



Marcelo Camargo, Agência BrasilMarcelo Camargo / Agência Brasil