Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Wed Feb 05 19:49:51 CET 2025 Wed Feb 05 19:49:51 CET 2025

Por: Agência BNDES de Noícias

Publicação:16:15 24/10/2024 |MEIO AMBIENTE

Ultima atualização: 16:25 29/10/2024

BNDES e IAM+21 firmam acordo para promover desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira

  O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Amazônia +21 (IAM+21) firmaram, na última quinta-feira, 24, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado ao desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira. Participaram do ato de assinatura do acordo, na sede do Banco, no Rio, a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, o superintendente da Área de Meio Ambiente do Banco, Nabil Moura Kadri, o presidente do IAM+ 21, Marcelo Thomé da Silva de Almeida e o líder de operações e projetos do Instituto, Fernando Penedo.

A parceria tem por objetivo viabilizar o intercâmbio de informações, experiências e estudos, assim como a implementação de iniciativas que promovam negócios inclusivos e sustentáveis na região Amazônica. Com vigência de 36 meses, o acordo não prevê a transferência de recursos entre as duas instituições.

“O Instituto Amazônia+21 inova na medida em que é um movimento dos empresários da região Amazônica propondo uma agenda de transição verde para uma economia de Baixo Carbono e a contribuição do BNDES para essa estratégia e para o atingimento desse objetivo é fundamental, como principal banco de apoio à indústria, aos negócios, à economia brasileira e principal agente de fomento”, afirma o presidente do Instituto, Marcelo Thomé da Silva de Almeida.

O BNDES apoia projetos com foco socioambiental e climático, inclusive de bioeconomia florestal, de preservação, restauração e uso sustentável de biomas, de apoio à biodiversidade, inclusive no âmbito do Fundo Amazônia. “A assinatura do termo tem potencial importante para movimentar a economia verde local e fomentar o desenvolvimento sustentável. A iniciativa reforça o compromisso do BNDES com a agenda ambiental brasileira na região”, aponta a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello.

Já o IAM+21 apoia a realização de negócios inovadores de impacto na Amazônia Legal. Atualmente, a instituição implementa ferramenta de investimentos estruturante, cujo objetivo é promover o desenvolvimento econômico sustentável da região por meio de operações financeiras híbridas em larga escala, capazes de desenvolver setores estratégicos da economia verde e promover o desenvolvimento territorial e o fortalecimento da sociedade civil.

 

WhatsApp Image 2024-10-29 at 16.22.43

Rossana Fraga / Divulgação BNDES