Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

00:56 13 de April de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:20:01 06/03/2024 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 20:09 06/03/2024

André Telles - BNDES / Divulgação

BNDES e AIIB firmam parceria para impulsionar desenvolvimento sustentável na Ásia e América Latina

  • Objetivo é explorar oportunidades de coinvestimento em projetos relacionados à infraestrutura, clima, comércio e conectividade entre Brasil e Ásia

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) assinaram, nesta quarta-feira, 6, um Memorando de Entendimento (MoU) para aprofundar a cooperação nos temas de financiamento do desenvolvimento sustentável e na promoção da cooperação regional.

O documento foi assinado pela diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do BNDES, Natália Dias, e pelo vice-presidente de Operações de Investimentos (Região 2) do AIIB, Konstantin Limitovskiy e tem como principal objetivo explorar oportunidades de cofinanciamento e coinvestimento em projetos e programas relacionados à infraestrutura, comércio e conectividade com a Ásia, clima e outras áreas de interesse mútuo. Ambas as instituições também colaborarão na criação de projetos e mobilização de recursos, além da troca de conhecimentos relacionados a estratégias e políticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Temos uma matriz energética que é mais limpa do G20, mas precisamos transformar essa vantagem competitiva em capacidade de atrair novos investimentos e agregar valor à cadeia industrial, à cadeia produtiva. A parceria com o AIIB é importante para nossa troca de conhecimento, ampliação das oportunidades e parcerias que vão ajudar o Brasil e o mundo a terem uma economia mais verde”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Para a diretora Natalia Dias, este Memorando de Entendimento é um marco importante na estratégia de financiamento internacional. “Ele ajuda a viabilizar no nosso país a presença de uma grande instituição financeira global, como é o AIIB, para alavancar conjuntamente com o BNDES recursos para o desenvolvimento sustentável no Brasil e na Ásia", avaliou a diretora.

"Estamos entusiasmados em formalizar este Memorando de Entendimento com o BNDES, um parceiro institucional crucial no Brasil e fora dele", disse o vice-presidente do AIIB, Limitovskiy. "Esta parceria aumentará a colaboração e apoiará projetos e iniciativas que impulsionam o desenvolvimento sustentável e promovem o crescimento econômico na Ásia, América Latina e outras regiões. Ao alavancar nossa experiência e recursos combinados, podemos contribuir efetivamente para enfrentar os desafios de infraestrutura e promover o progresso econômico", complementou.

Sobre o AIIB – O Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB) é um banco multilateral de desenvolvimento cuja missão é financiar a Infraestrutura para o Amanhã – infraestrutura com sustentabilidade em seu núcleo. O Banco iniciou suas operações em Pequim em 2016 e, desde então, já possui 109 membros aprovados em todo o mundo.

 

MouAIIB