Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat May 24 07:35:49 CEST 2025 Sat May 24 07:35:49 CEST 2025

Por: Em marcha de prefeitos à Brasília, BNDES debate soluções para adaptação climática das cidades

Publicação:20:29 22/05/2025 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ultima atualização: 16:30 23/05/2025

Zeca Ribeiro/BNDES

BNDES debate soluções para adaptação climática das cidades na Marcha de Prefeitos

 

  • Em fevereiro, o Banco lançou o “BNDES Cidades”, plataforma que dá acesso a soluções financeiras do Banco disponíveis aos municípios

 

Boa gestão e preparação são cruciais para o enfrentamento das questões climáticas nas cidades. Essa são algumas das conclusões do painel "Governança e Políticas Públicas Ambientais", na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizado nesta quinta-feira, 22, em Brasília, que contou com a participação de representantes do Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O painel do evento, que é promovido anualmente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi aberto por Francisco Nélio Aguiar da Silva, 1º tesoureiro e diretor da confederação. Segundo ele, os principais desafios para o desenvolvimento com proteção ambiental são falhas de infraestrutura e de capacitação técnica. “No quesito governança, é crucial o preparo para prever e solucionar questões climáticas”, disse ele, ao citar estudo da confederação que apurou que o índice de municípios preparados não chega a 50%.

A participação do BNDES no evento foi importante para ouvir as necessidades dos municípios e apresentar as soluções de crédito. Em fevereiro deste ano, o Banco lançou o BNDES Cidades, um hub direcionado a gestores municipais, que dá acesso a um conjunto de soluções financeiras para os setores de desenvolvimento urbano resiliente e sustentável, indústria verde, transição energética, serviços verdes, entre outros.

 

Zeca Ribeiro/BNDES

Marcha_Zeca_Ribeiro


O coordenador da Área de Operações e Canais Digitais do BNDES, Luiz Gustavo Bretas, falou aos prefeitos  e vereadores presentes no evento sobre a necessidade de ajustes para garantir apoio a projetos de prevenção e enfrentamento de questões climáticas: “É necessário estar em dia com as obrigações fiscais, por exemplo”.

Bretas destacou o Fundo Clima como uma das opções de apoio do Banco para este fim e alertou a importância de se observar os critérios das áreas atendidas, em atendimento às exigências do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). "Existem muitos desafios. Os principais são as métricas e os resultados, porque quando a gente está implementando qualquer política, a efetividade do resultado que se pretende alcançar tem que ser primordial", afirmou.

Outros possíveis gargalos para a obtenção de apoio também foram debatidos, como a capacitação técnica (também mencionada pelo diretor da CNM, Francisco Nélio Aguiar), para elaboração de um bom projeto e obtenção de dados para solução técnica; e a avaliação da capacidade de endividamento do município. “Atualmente, muitas cidades têm boa parte dos recursos comprometidos com folha de pagamento e, muitas vezes, esse é o grande fator que impede que o município consiga contrair um financiamento mais barato”, ponderou Bretas.

Fundo Clima - As demandas de adaptação climática das cidades vêm atraindo os olhares dos gestores municipais, em conjunto com aquelas de melhorias na infraestrutura e gestão, como destacou o gerente da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES, Leandro Ávila.

O executivo do BNDES explicou que o Banco apoia, por meio de financiamentos, projetos de macrodrenagens, contenção de encostas, urbanização de periferias, dentre outros possíveis com os recursos do Fundo Clima e por meio de outras linhas de financiamento do BNDES para as cidades.

"As oportunidades estão bem expostas. São múltiplas as possibilidades para o apoio em Desenvovimento Urbano nas cidades", disse Ávila. Ele ressaltou que o BNDES está preparado para ser parceiro dos municípios, por meio de soluções de financiamento, com condições extremamente atraentes, e orientou os prefeitos a acessar o portal do BNDES Cidades para manifestar interesse na obtenção de apoio financeiro.