Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

07:38 18 de May de 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:13:21 17/10/2023 |MERCADO DE CAPITAIS

Ultima atualização: 13:48 17/10/2023

BNDES assina acordo voltado a fomentar diversidade nas empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou um acordo de desenvolvimento com a BB Asset – gestora de ativos do Banco do Brasil - e com a B3 para fomentar boas práticas e estimular a diversidade no quadro de funcionários das companhias abertas brasileiras. O objetivo dos dois bancos públicos é somar esforços junto à B3 no desenvolvimento contínuo do IDIVERSA B3, que, ao prover mais informações ao mercado, contribui para aumentar o fluxo de investimentos em empresas brasileiras promotoras da inclusão e da diversidade, com impactos positivos sobre todo o mercado de capitais.

Nesta terça-feira, 17, o BNDES participou do lançamento de um título financeiro da BB Asset referenciado no Índice de Diversidade da B3 (IDIVERSA B3). O ETF IDIVERSA B3 IS Fundo de Índice (DVER11) foi apresentado na B3, em São Paulo. Participaram do lançamento do ETF IDIVERSA B3 IS Fundo de Índice, realizada na sede da B3, em São Paulo, os diretores do BNDES Natália Dias (Mercado de Capitais, Finanças Sustentáveis e RI), Helena Tenório (Pessoas, TI e Operações) e Alexandre Abreu (Financeiro e Crédito Digital), além do presidente do BB Asset, Denísio Liberato, e do CEO da B3, Gilson Finkelsztain.

Na ocasião, a diretora de Mercado de Capitais do BNDES, Natalia Dias, anunciou que o Banco estuda a possibilidade de investir no ETF DVER11, dado o alinhamento da solução (e de seu recorte temático) à Política de Equidade de Gênero e Valorização da Diversidade do BNDES e à estratégia atual da instituição, que tem na promoção de boas práticas e da diversidade um dos seus pilares. “No momento, estamos realizando as análises e diligências necessárias para submeter à deliberação da Diretoria Executiva um investimento no ETF DVER11 em um volume em torno de R$ 100 milhões, onde a BNDESPAR realizaria um ‘match’ com a captação de outros investidores pela BB Asset, contribuindo para o estágio inicial do ETF e visando à democratização do seu acesso”, afirmou Natália Dias.

O Presidente do BB Asset, Denísio Liberato, destacou a intenção de que os recursos sejam canalizados para empresas que tenham compromisso genuíno com a diversidade. Entre as iniciativas consideradas, estão a instalação de comitês de equidade e inclusão, com políticas ativas de engajamento em todos os níveis da companhia. “Um conselho com diversidade, visões opostas e bom debate amplia sobremaneira a capacidade de ver das empresas e de poder ofertar novos produtos e serviços e inovar”, defendeu.

Helena Tenório, diretora de Pessoas, TI e Operações do BNDES, presente ao lançamento na B3, afirmou acreditar que a diversidade, equidade e inclusão devem ser um pilar transversal a toda a atuação do BNDES. “Por isso é importante aplicar esta lente nos produtos e serviços apoiados pelo banco”, destacou.

Diversidade - Primeiro índice latino-americano a medir critérios de gênero e raça nas empresas listadas, o IDIVERSA B3 foi apresentado em agosto deste ano e torna visíveis e tangíveis os indicadores relacionados à adoção de boas práticas de diversidade nas companhias.