Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Tue Feb 04 19:45:56 CET 2025 Tue Feb 04 19:45:56 CET 2025

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:10:37 29/01/2025 |INFRAESTRUTURA |SUL

Ultima atualização: 13:38 29/01/2025

Francisco Messias / Divulgação BNDES

BNDES aprova financiamento de R$ 6,4 bi à concessionária EPR Litoral Pioneiro no Paraná

  • São R$ 5,5 bilhões em debêntures incentivadas e R$ 829 milhões em financiamento direto para obra que integra o Novo PAC
  • Projeto prevê R$ 16 bi de investimentos em malha rodoviária de 605 km e terá mais de 350 km de pistas duplicadas, 138 km de faixas adicionais e 73 km de vias marginais
  • Serão gerados 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão, sendo 43 mil gerados durante os primeiros 5 anos

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio de R$ 6,4 bilhões à concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável por administrar 605 quilômetros de rodovias que conectam o Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Estado do Paraná. São R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 29, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

WhatsApp Image 2025-01-29 at 11.54.47

 

O investimento faz parte do Novo PAC. Esse é o primeiro projeto do BNDES de estruturação de capital das Rodovias Integradas do Paraná, que prevê a concessão de seis lotes no Estado. As rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro, que integram o lote 2, desempenham um importante papel para a competitividade paranaense, apoiando o crescimento do agronegócio, do turismo e de outras atividades econômicas.

Ao longo dos 30 anos de concessão, os investimentos em obras são estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção. O segmento administrado inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo Curitiba. As principais intervenções previstas são a duplicação de mais de 350 km, 138 km de faixas adicionais e 73 km de vias marginais. A tarifa de pedágio média é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.

 

Fotos: EPR Litoral Pioneiro/Divulgação

54032408732_7f51cae239_k

 

A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. O trecho operado pela concessionária é um importante corredor logístico do Paraná, conectando a Região Metropolitana de Curitiba ao litoral e ao Porto de Paranaguá, desempenhando importante papel no transporte da produção agrícola.

O contrato de concessão da EPR Litoral Pioneiro prevê um amplo pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária, abrangendo desde a recuperação, manutenção e conservação das vias até a ampliação de capacidade e modernização de trechos estratégicos. Além disso, a concessionária oferece serviços essenciais de atendimento aos usuários, com socorro médico e mecânico 24 horas. Um dos destaques do contrato é a implementação de um sistema de operações especiais no Porto de Paranaguá, que inclui a remodelação de pistas e conexões com o entorno para garantir mais fluidez e segurança nos períodos de maior movimentação de veículos. Serão gerados 105 mil empregos diretos e indiretos ao longo da concessão, sendo 43 mil gerados durante os primeiros 5 anos.

 

EPRLitoralPioneiro_AvBentoRocha-scaled

 

“Com essa ação, o Governo Federal, por meio do BNDES, está viabilizando um projeto que contribui para superar gargalos em infraestrutura e mobilidade, promove a conectividade inclusiva, reduz a geração de efluentes e evita emissões de gases de efeito estufa, além de garantir uma das principais vias de escoamento da safra do Paraná”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O ministro da casa Civil, Rui Costa, destacou que assegurar transporte eficiente e sustentável é uma das prioridades do Novo PAC. “Esse anúncio representa a união de esforços que estamos promovendo com o Novo PAC, captando investimentos privados e garantindo apoio público a iniciativas de infraestrutura. Esse projeto permitirá a redução dos custos logísticos e o benefício direto à população que continuará pagando menos pedágio que concessões anteriores”, afirmou.

 

BR-277-Km-59-RodoviaEPR_Out-113-scaled

 

As intervenções previstas trarão melhorias significativas na trafegabilidade e segurança da Serra do Mar (BR-277). A criação de faixas adicionais e as obras de adequação do nível de serviço garantirão mais fluidez ao tráfego, reduzindo os tempos de viagem e minimizando os riscos de acidentes, além de oferecer uma experiência mais segura e eficiente para os usuários das rodovias.

“A concessão da EPR Litoral Pioneiro é estratégica para o Paraná, modernizando o corredor logístico do Porto de Paranaguá e promovendo o desenvolvimento do Litoral e das regiões de Campos Gerais e Norte Pioneiro. Essa operação é um marco que reforça nosso compromisso em entregar resultados com eficiência, segurança e responsabilidade”, finaliza José Carlos Cassaniga, diretor-presidente da EPR.

 

Imagem1