Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Wed Dec 25 06:17:35 CET 2024 Wed Dec 25 06:17:35 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:18:15 17/12/2024 |INFRAESTRUTURA |SUL

Ultima atualização: 18:16 17/12/2024

BNDES aprova R$ 40 milhões em giro emergencial para retomada das atividades da Unifique Telecom no RS

  • Perdas causadas pela tragédia climática impactaram diretamente mais de 35 mil clientes

 

  • Com o crédito, empresa espera não apenas manter, mas até ampliar faturamento e empregos

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 40 milhões à Unifique Telecomunicações S.A. para apoiar, por meio de capital de giro, o restabelecimento da capacidade de prestação de serviços da companhia em áreas afetadas por situações emergenciais no Rio Grande do Sul. Os eventos climáticos extremos ocorridos em maio naquele Estado causaram prejuízos que impactaram diretamente mais de 35 mil clientes da Unifique.

A tragédia causou danos em rotas de backbone (redes troncais de internet) e nos pontos de presença (locais que concentram os equipamentos para a comunicação de dados entre os clientes e a rede troncal), além de inundar lojas. Com uma vasta região afetada no Rio Grande do Sul, a companhia deslocou suas equipes operacionais de Santa Catarina, contratou mão de obra terceirizada e adquiriu equipamentos e veículos para auxiliar na reconstrução da rede e na troca de dispositivos de conexão nas residências dos clientes afetados.

Com o crédito do programa BNDES Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Comunicação) na modalidade de giro emergencial, a companhia espera não apenas manter a produção e os postos de trabalho existentes, mas também ampliar a receita operacional bruta e o número de colaboradores. A previsão é ampliar o quadro de colaboradores de 811 (dado de abril de 2024) para 1.203 colaboradores (estimativa para dezembro de 2026).

“O governo federal está empenhado na reconstrução do Rio Grande do Sul e o Ministério das Comunicações não vai medir esforços para ajudar a recuperar o restabelecimento dos serviços com qualidade, da infraestrutura de telecomunicações e para a retomada da economia local. Temos recursos do Fust à disposição para esse trabalho e vamos continuar trabalhando para ajudar a população gaúcha”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

“O financiamento aprovado é fundamental para a retomada de uma atividade essencial para o país. Além de contribuir com a recuperação da economia da região, vai dinamizar o empreendedorismo local”, explica o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon.


22022019_credito_danielzimmermann_26 - Copia

A companhia – Com sede em Timbó, no Vale do Itajaí (SC), a Unifique atende mais de 781 mil clientes em mais de 350 municípios no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Conta com mais de 2.300 colaboradores, a companhia lidera o mercado de banda larga fixa em 69 cidades de Santa Catarina e 38 do Rio Grande do Sul.