BNDES - Agência de Notícias

22:15 26 de Fevereiro de 2020

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:13:51 14/01/2020 |INFRAESTRUTURA |SUDESTE

Ultima atualização: 10:58 15/01/2020

Tan Aikihong/freeimages.com

• Empréstimo à StarWeb contribui para que 10 mil pessoas tenham serviços de telecomunicações por rede de fibra ótica, em linha com plano trienal do Banco

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou financiamento no valor de R$ 10 milhões à StarWeb Telecomunicações Ltda, de Minas Gerais, para aquisição de equipamentos com tecnologia desenvolvida no Brasil e realizar seu plano de investimentos trienal. O apoio do BNDES equivale a 80% do investimento total da empresa, no valor de R$ 12,5 milhões.

De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicações do BNDES, Ricardo Rivera, o empréstimo contribui para que a empresa amplie a cobertura de serviços de telecomunicações por rede de fibra ótica em diversos municípios mineiros. “Desta forma, a população que hoje não dispõe de serviços adequados terá maior oferta de conexão de alta velocidade, com reflexos na qualidade de vida, produtividade e economia nas cidades atendidas”, argumentou. “Além disso, há potencial para criar cerca de 160 empregos, gerando renda e melhorando a qualificação da mão-de-obra a partir do crescimento da empresa”.

A expansão dos serviços de internet de banda larga (fibra ótica) em cidades que ainda não são atendidas possui impacto econômico relevante, ampliando a difusão do conhecimento, geração de valor e aumento de produtividade.

Projeto – A primeira parte do projeto da StarWeb abrange a finalização da rede de transporte de dados entre diferentes municípios, conhecida como backbone, que será ampliado de 2.300 km para 2.900 km de extensão, reduzindo custos operacionais.

A parte seguinte prevê a implantação de redes de fibra ótica para cerca de 25 municípios mineiros, incluindo Boteiros, Campos Gerais, Cambuquira, Carmo de Minas, Carmópolis de Minas, Igarapé, Itatiaiaçu, Lambari, Pedralva, Rio Manso e São Joaquim de Bicas, entre outros.

Estima-se que aproximadamente 10 mil pessoas passem a compor a base de clientes de fibra óptica após a expansão. “Esse projeto está em linha com o plano trienal do BNDES, que prevê, no âmbito das entregas para a sociedade de tecnologia da informação e comunicações, novos acessos de serviços de banda larga fixa para 8 milhões de pessoas até 2022”, ressaltou Rivera.

Empresa – A StarWeb é um provedor de acesso à internet que atende mais de 52 mil clientes localizados em 33 cidades do Sul de Minas. Os serviços oferecidos são planos de acesso por meio de tecnologias de rádio ou fibra ótica. Atualmente, apenas 13 cidades atendidas pela empresa contam com rede de fibra ótica.