Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 18:59:22 CEST 2024 Fri Apr 26 18:59:22 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:16:07 11/10/2019 |ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Ultima atualização: 16:22 11/10/2019

Divulgação BNDES

BNDES apresenta potencial de parcerias a secretários estaduais em Brasília

A Área de Governo e Relacionamento Institucional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu nesta quarta-feira (9), no escritório de Brasília, reunião com secretários de administração e de planejamento do Distrito Federal e de 17 Estados brasileiros. No evento, o banco de fomento colocou seu portfólio de negócios à disposição dos governos, como parcerias, desestatização e apoio à reestruturação fiscal.

Foi apresentado aos secretários um cardápio de serviços que vai desde tradicionais financiamentos, passando pelo acompanhamento fiscal permanente, até soluções integradas para estruturação e concessão de projetos de infraestrutura, como rodovias, saneamento básico, além da venda de imóveis.

“O BNDES pode ajudar no processo de atração de recursos de forma sustentável, melhorar a eficiência do estado, reduzir o tamanho daquilo que faz sentido reduzir e, em outra linha, colaborar com a capacitação técnica. São os dois pontos que temos a oferecer para vocês. Isso, é claro, vai evoluir ao longo do tempo, e peço que entendam que vocês são clientes nossos”, disse o diretor de Infraestrutura da instituição, Fábio Abrahão.

Estiveram presentes na reunião secretários dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e Tocantins, além do Distrito Federal.

O superintendente de Governo e Relacionamento Institucional, Pedro Bruno Barros de Souza, apresentou aos secretários a nova área e demonstrou a intenção do BNDES em fortalecer sua divisão de serviços em parceria com Estados e municípios do País.

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, a presença maciça de secretários na reunião demostrou o seu sucesso e confirmou a atratividade de potenciais parcerias a serem feitas entre os Estados e o BNDES.

A secretária de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), Cynthia Mota Lima, demonstrou a expectativa dos presentes em relação à reunião. “O BNDES vai fazer parcerias com todos nós, não só os financiamentos”, disse, destacando também a necessidade de apoio técnico aos Estados. Esse apoio foi proposto na forma de workshops e cursos – presenciais ou à distância – que deverão ser oferecidos já a partir do próximo mês, em Brasília e no Rio de Janeiro, às vésperas de reunião do Consad e da Conseplan.

“A nova fase do BNDES é muito boa para os estados e também para a nação”, disse na reunião o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge.

 

BNDES apresenta potencial de parcerias a secretários estaduais em Brasília