Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Wed May 08 06:53:22 CEST 2024 Wed May 08 06:53:22 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:11:29 27/11/2018 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 11:36 21/12/2018

Bruno Spada/BNDES

BNDES apresenta plataforma de transparência ampliada e assina acordo de cooperação com TCU

● Ferramenta BNDES Transparente incorpora sugestões recebidas da sociedade em audiência pública

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) apresentou nesta terça-feira, 27, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, sua nova plataforma de transparência, ampliada após consulta pública realizada em agosto pela instituição de fomento em parceria com o órgão de controle. Durante o evento, os presidentes do BNDES, Dyogo Oliveira, e do TCU, ministro Raimundo Carreiro, também assinaram acordo de cooperação técnica para disciplinar o intercâmbio de tecnologias, conhecimentos, informações e bases de dados entre as duas partes.

Além dos dados que já estavam disponíveis no site sobre os empréstimos do banco de fomento (como projeto, cliente, valor, prazos, juros e garantias), a seção BNDES Transparente passa a divulgar novas informações, como valor desembolsado (e não apenas o contratado), porte do cliente, fonte dos recursos do financiamento (FAT, FAT Cambial, Tesouro, etc) e situação do contrato (se já liquidado ou em amortização).

Com relação às operações de renda variável, a ferramenta de consulta passa a fornecer dados sobre desinvestimentos em empresas, remunerações e valor de mercado da carteira. Buscando avançar na agenda de monitoramento & avaliação da efetividade das operações, a plataforma agora identifica os financiamentos voltados à inovação e dados socioambientais. A apresentação gráfica e a formatação dos arquivos evoluíram para facilitar a navegação.

No total, o BNDES recebeu, durante os quase 30 dias em que ficou aberta a audiência pública, 57 formulários de sugestões em áreas como dados abertos, comunicação, aspectos socioambientais, efetividade e apoio a MPMEs. Do total, serão implantadas 75% das contribuições (43% já estão efetivadas e 32% delas estarão no ar no primeiro semestre de 2019).

Transparência – Após a assinatura do acordo de cooperação, Dyogo frisou que o BNDES “tem hoje o maior nível de transparência dentre todos os bancos do mundo”. “Recomendações do TCU são tomadas como missão para nós”, disse. Carreiro destacou os esforços da instituição de fomento para facilitar o acesso à informação. “Não se pode deixar de registrar a boa vontade dos gestores do BNDES de contribuir, de trazer as informações do banco ao público”, afirmou.

Para o diretor de Compliance do banco, Marcelo Siqueira, a assinatura do acordo “vem coroar um grande esforço conjunto em prol da transparência”. “A transparência nas instituições públicas é o melhor anteparo que podemos ter contra a prática de atos ilícitos, a malversação de recursos públicos e a privatização desses recursos em prol de interesses menores em detrimento da sociedade”, ponderou. “Entregamos à sociedade um conjunto inimaginável de informações sobre as operações do Banco”.

O superintendente de Planejamento do BNDES, Maurício Neves, ressaltou que a instituição é motivo de orgulho para os brasileiros por ser “referência mundial no quesito informações sobre operações”, o que pode ser verificado numa comparação entre os portais dos mais de 500 bancos de desenvolvimento do mundo. “Esse número vem até aumentando nos últimos 15 anos, seja em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, e o tema da transparência é muito caro a todas essas instituições”, assegurou.

Também presente ao evento, o ministro-substituto do TCU Augusto Sherman destacou que o BNDES tem procurado conciliar as restrições estabelecidas pela Lei de Sigilo Bancário com a necessidade de prestar contas à sociedade. “Sabemos que o BNDES tem feito suas apurações internas e, com base nelas, tem adotado uma série de medidas no sentido de aprimorar seus procedimentos e sua governança. Este é um esforço que trará legado para o Brasil”, concluiu.

 

Veja mais imagens da cerimônia na Galeria de Fotos