Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Mar 28 22:10:05 CET 2024 Thu Mar 28 22:10:05 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:18:58 05/10/2020 |INDÚSTRIA |SAÚDE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Deposit Photos

BNDES apoia tratamento inovador para pacientes graves da Covid-19

  • 20 equipamentos e 620 kits para oxigenação extracorpórea do sangue serão produzidos até dezembro

  • Banco também financiará aquisição de equipamentos de indústria farmacêutica


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou empréstimo de R$ 10 milhões para ampliar a oferta de equipamentos e descartáveis utilizados numa terapia inovadora para o tratamento de casos mais graves de Covid-19. Os equipamentos, produzidos pela Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações Ltda., atuam como um “pulmão auxiliar” que promove a troca do gás carbônico pelo oxigênio.  A operação ocorre no âmbito do Programa BNDES de Apoio Emergencial ao combate da pandemia de Coronavírus.

A Braile Biomédica produz equipamentos inovadores para o combate à Covid-19 em São José do Rio Preto (SP). No tratamento de casos mais graves da doença, é utilizado um procedimento chamado ECMO (sigla em inglês para "Extra Corporeal Membrane Oxygenator”). O equipamento eletromédico de circulação extracorpórea atua como um “pulmão auxiliar” artificial que promove a troca de gases no sangue, e seu aquecimento. Ao mesmo tempo, monitora o fluxo e a pressão, entre outros parâmetros clínicos, garantindo, assim, a segurança do procedimento. O aparelho teve seu registro aprovado pela Anvisa no dia 17 de setembro.

"A pandemia tem se mostrado resiliente, com número de casos e de óbitos ainda em patamares muito elevados no país. Por isso a importância do BNDES apoiar novos produtos e soluções que mitiguem os efeitos para os pacientes”, diz João Paulo Pieroni, chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde do BNDES.  

Na pandemia, o tratamento da Braile é de grande relevância para centros hospitalares, que terão mais uma frente para tratar os pacientes que não reagem às terapias clínicas convencionais de suporte com ventilação e oxigenação. Espera-se que, até dezembro, sejam produzidos 20 equipamentos ECMO, além de 620 descartáveis que também são usados no procedimento. A empresa comercializará ainda outros produtos de seu portfólio utilizados no combate à Covid-19, tais como oxigenadores e marcapassos externos.

Programa BNDES de Apoio Emergencial ao Combate da Pandemia do Coronavírus – Lançado no final de março como uma das ações do BNDES para combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus, o programa já aprovou R$ 293 milhões em 12 operações, resultando em um impacto de 2.900 leitos para o atendimento a pacientes infectados pela Covid-19, 4 milhões de testes de diagnóstico contra Covid-19 e 1.700 novos equipamentos médicos, como ventiladores e monitores.

Conheça as medidas emergenciais para o combate à pandemia em: www.bndes.gov.br/medidas-emergenciais