Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Wed Apr 24 10:05:47 CEST 2024 Wed Apr 24 10:05:47 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:14:56 10/12/2020 |SEGURANÇA |SUDESTE

Ultima atualização: 16:00 10/12/2020

Deposit Photos

BNDES apoia modernização da segurança urbana em São Bernardo do Campo (SP)

  • Projeto busca redução da criminalidade e melhoria na qualidade de vida da população

 

  • Aumento do número de câmeras de monitoramento na cidade e redução dos furtos e roubos de veículos e cargas serão algumas das entregas


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operação de financiamento de R$ 25 milhões para a implementação de um conjunto de investimentos em iniciativas de segurança pública no município de São Bernardo do Campo (SP). O apoio do BNDES corresponde a 90% do valor total de um projeto de R$ 27,5 milhões. As iniciativas têm como característica o uso intensivo de tecnologia e como prioridade a aplicação em regiões da cidade que apresentam elevados índices de criminalidade e de vulnerabilidade social.


Como resultados quantitativos esperados até 2026, estão a redução de 15% nos furtos de veículos e 3,3% nos roubos de carga; o aumento de 17,7% para 30% no número das ocorrências identificadas por câmeras de vigilância instaladas em áreas públicas em relação às ocorrências totais; o alcance de índice de 60% das ações de patrulhamento baseadas em informações georreferenciadas; e a diminuição do tempo médio de atendimento a ocorrências de 15 para 10 minutos.


O projeto prevê como entregas a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública em conjunto com a atualização do diagnóstico de violência e a implantação do Observatório da Segurança Municipal. Visando à modernização do sistema de comando e controle, serão instaladas 350 novas câmeras de monitoramento em áreas públicas. Serão adquiridos também seis drones para coberturas de grandes eventos e fiscalizações ambientais e implementadas 400 centrais de alarme.


Localizado na Região Metropolitana de São Paulo, fazendo parte do Grande ABC Paulista, o município, que conta com 838 mil habitantes, integra o conjunto de 120 cidades que concentraram 50% dos homicídios ocorridos no Brasil em 2017, segundo o Atlas da Violência de 2019 publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).


O apoio do BNDES à segurança pública - A nova estratégia de apoio do BNDES à segurança pública adota uma abordagem contemporânea que prioriza a prevenção da violência e o foco em investimentos eficientes e inteligentes, com base em experiências exitosas nacionais e internacionais. Na nova concepção, as políticas públicas passam a ser proativas e devem ser focadas e executadas por meio de ações integradas. Os modelos de políticas adotados são baseados em evidências de impacto e é feita a prestação de contas das iniciativas implementadas.


Em 2020, o BNDES já apoiou projetos em segurança pública em Teresina (PI), Jundiaí (SP) e Porto Alegre (RS), os dois últimos recém-contratados.


As ações definidas nesses projetos estão alinhadas aos objetivos do Plano Nacional em Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), instituído em 2018 no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que visam ao fortalecimento da atuação dos municípios na prevenção ao crime e à violência, mediante ações de reorganização urbanística e de defesa social. O BNDES, ao apoiar projetos como esses, atua como um importante indutor para a consolidação da esfera municipal como eixo estruturante para a melhoria da segurança das cidades brasileiras.

 

Investimentos em projetos de melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços de inteligência em segurança pública nas cidades brasileiras constituem uma das principais entregas do BNDES para a sociedade até 2022, estabelecidas nas diretrizes estratégicas do seu Plano Trienal, apresentado ao público em dezembro de 2019.