Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 19 12:31:29 CEST 2024 Fri Apr 19 12:31:29 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:14:37 10/05/2022 |EDUCAÇÃO |NORTE

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES apoia investimentos na melhoria do ensino público em até 15 Estados

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará o ensino básico em diversos estados brasileiros, com destaque para os integrantes da Amazônia Legal. A iniciativa, que será realizada em parceria com o Instituto Iungo, é dividida em duas frentes, com foco na implementação dos currículos estaduais e dos itinerários formativos (parte flexível dos currículos) de ensino médio. O projeto como um todo terá investimento de R$ 8,3 milhões. O BNDES destinará R$ 4,1 milhões ao instituto por meio de apoio financeiro não reembolsável com recursos do Fundo Socioambiental.

“Esse é o primeiro projeto de educação aprovado neste novo ciclo do Fundo Socioambiental, que é um instrumento potente para uma atuação estruturante do BNDES no tema e para alavancar recursos da iniciativa privada. Ele vai contribuir para melhorar a educação básica e profissionalizante, com redução das desigualdades e geração de oportunidades para a população. Teremos uma frente dedicada ao ensino na Amazônia, que deve valorizar as características locais e regionais para o uso adequado do meio ambiente. Merece destaque seu potencial de alcance, que atuará em mais da metade das redes públicas de ensino médio do país e pode beneficiar mais de 3 milhões de estudantes”, declarou Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES.

Uma das frentes, com investimentos correspondentes a 70% do valor total do projeto e duração estimada de 24 meses, é o programa Itinerários Amazônicos, que propõe a concepção, elaboração e implementação dos itinerários formativos do ensino médio com foco na Amazônia, considerando a complexidade ambiental, social, histórica e cultural da região. O projeto prevê a implementação do programa em todos os Estados da Amazônia legal (PA, AM, AP, RR, AC, RO, TO, MA e MT).

Com duração prevista de 12 meses, a outra frente consiste na ampliação do programa Nosso Ensino Médio (www.nossoensinomedio.org.br) em oito redes de ensino estaduais (AM, BA, MG, SP, SC, PR, RS e mais um Estado da Amazônia Legal a ser definido). O programa oferece formação abrangente e continuada a professores e gestores para que as escolas se apropriem das mudanças previstas para o ensino médio no país, viabilizando a implementação dos novos currículos nas redes de ensino apoiadas.

O impacto esperado é a contribuição para a oferta de educação de qualidade aos jovens brasileiros, aproximando as escolas à realidade dos estudantes de hoje, diante das novas demandas e complexidades do mercado de trabalho e da vida em sociedade. Como consequência a iniciativa pode contribuir para a erradicação da pobreza, ampliação de oportunidades e redução das desigualdades sociais.

O BNDES e a educação – O BNDES atua como indutor de investimentos qualificados, articulador de parcerias e promotor de conhecimento sobre educação, percebida pelo Banco como fundamental para o desenvolvimento sustentável. Por isso, o tema se tornou uma prioridade estratégica para o BNDES, que tem como foco contribuir para a transformação da realidade da educação básica e promover a requalificação profissional priorizando atividades relacionadas a uma nova economia (neutra em carbono e intensiva em tecnologia). Com isso, contribui para que mais crianças tenham acesso a um ensino de qualidade e para a redução da pobreza, das desigualdades sociais e o do desemprego, promovendo a inclusão produtiva e o empreendedorismo.