BNDES - Agência de Notícias

Sun Sep 20 16:24:54 UTC 2020 Sun Sep 20 16:24:54 UTC 2020

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:15:14 16/09/2020 |SAÚDE |SUDESTE

Ultima atualização: 15:45 16/09/2020

Foto: Hospital Santa Tereza
  • Hospital Santa Tereza utilizará o financiamento para custear até 62 leitos destinados a pacientes com Covid-19


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou financiamento de R$ 12 milhões ao Hospital Santa Tereza, um dos principais da Região Metropolitana de Campinas, São Paulo. Os recursos contratados serão utilizados para custear até 62 leitos destinados a pacientes com Covid-19, sendo 43 leitos de UTI e 19 de enfermaria. Destes, já estão disponíveis atualmente no hospital 23 leitos de UTI.

Os custos incluem gastos com recursos humanos (equipes médicas intensivista e generalista, equipe de fisioterapia, e equipe de enfermagem e técnicos) e com insumos, materiais, medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPIs) por seis meses. A abertura dos novos leitos faz parte de um processo de expansão do hospital que prevê uma série de outras melhorias que serão realizadas com recursos de bancos privados.

O apoio ocorre no âmbito do Programa de Apoio Emergencial ao Combate da Pandemia do Coronavírus, criado pelo BNDES para ajudar o sistema de saúde no combate à Covid-19.

Lançada no final de março como uma das ações do BNDES para enfrentamento do coronavírus, a iniciativa concede crédito para aumento da oferta de leitos emergenciais e equipamentos críticos para a saúde. Desde 13 de abril, o programa já aprovou R$ 292 milhões em 11 operações, levando a um impacto de abertura de 2.868 leitos para o atendimento a pacientes infectados pela Covid-19, 4,5 milhões de kits de diagnóstico e 1.500 monitores de acompanhamento médico, além de mais de 3 milhões de materiais médicos (como máscaras cirúrgicas, luvas e demais EPIs).

Sobre o Hospital Santa Tereza – O HST atende mais de 40 convênios com planos de saúde e é um dos principais hospitais da Região Metropolitana de Campinas. Em sua estrutura, possui pronto-socorro 24h, ambulatórios de 31 especialidades médicas (clínicas e cirúrgicas), maternidade e centros clínicos de cardiologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, oncologia, ortopedia e pediatria.