Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Sat Apr 27 04:40:14 CEST 2024 Sat Apr 27 04:40:14 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:19:21 11/06/2019 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 11:51 13/06/2019

André Telles/Divulgação BNDES

BNDES anuncia reformulação de sua estrutura interna

A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta terça-feira a reformulação da estrutura de algumas de suas superintendências. De acordo com a instituição de fomento, a reestruturação organizacional busca permitir respostas mais ágeis “aos novos desafios do desenvolvimento econômico e social do Brasil e às oportunidades proporcionadas pela liberalização da economia”.

O BNDES informou ainda que as mudanças visam à simplificação de processos, inclusive na gestão da carteira de participações do sistema BNDES, para facilitar a atuação do banco de fomento no apoio aos governos federal, estaduais e municipais, especialmente na área de infraestrutura. Outro objetivo é dar mais agilidade ao financiamento a empresas, notadamente pequenas e médias, promovendo a inovação, melhora de gestão e aumento da produtividade da economia brasileira.

A atual diretoria de Investimento será reorganizada. A diretoria original será responsável pelas áreas de privatização, estruturação de projetos, desestatização e relacionamento institucional e internacional, atendendo todas as esferas de governo. Ficarão sob responsabilidade dessa diretoria as tratativas em torno da venda de ativos públicos, em particular os de infraestrutura, e a transferência da prestação desses serviços para o setor privado, inclusive no caso do saneamento.

Essa área já está engajada com governos do Distrito Federal e de Estados como Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amapá, entre outros. A diretoria terá ainda sob seu guarda-chuva a participação do BNDES na estruturação da venda de ações da União em empresas privadas, como o IRB-Brasil e as debêntures da Companhia Vale do Rio Doce, assim como a venda de outros ativos ou empresas, segundo demanda do Ministério da Economia e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

A nova diretoria ora criada estará focada no alinhamento da carteira da BNDES Participações (BNDESPar) às recentes necessidades do banco de fomento. Ela será responsável pela venda das participações já maduras, inclusive de fundos de investimentos, além de outras diretas em empresas listadas e não listadas. A área deverá contribuir ainda para o desenvolvimento de novos produtos em apoio às áreas de atendimento ao cliente e à promoção da inovação. O fomento dos mercados de capitais no País continuará um dos seus objetivos.

FOTO ANDRE TELLES 8909 BNDES EDIFICIO SEDE DO BNDES AV REPUBLICA DO CHILE 100 18 FEV 2019_menor

Para aumentar o foco no cliente, especialmente nas médias e pequenas empresas, a área industrial, ligada à diretoria de Empresas, também teve sua estrutura alterada. Será dividida em duas superintendências, que passarão a oferecer todo o portfolio do Banco aos clientes. A Área de Comércio Exterior terá sua estrutura reduzida passando a ser um departamento de produtos voltados à exportação.

O BNDES informa ainda que a reestruturação não terá impacto nos gastos da instituição, pois os custos adicionais foram compensados com a redução de cargos e departamentos. Visando ao fortalecimento da função executiva dos superintendentes e privilegiando a complementação de experiências, a diretoria também promoveu mudanças e rodízios nas posições.

Foram promovidos a superintendente Pedro Móes Iootty de Paiva, para a Área de Planejamento, Ana Christina Moreno Maia, para a área de Administração e Recursos Humanos, e Marcelo Marcolino para a área de Investimentos, Empreendedorismo e Garantias. Complementando a movimentação, foram efetivados Marcos Rossi Martins e Paulo Henrique Barbosa Pegas como superintendentes da Área de Indústria e Serviços e Área de Crédito, respectivamente, além da recente promoção de Lidiane Delesderrier Gonçalves para chefiar a Área de Desestatização e Estruturação de Projetos, efetuada em 4 de junho.

O superintendente Maurício Neves deixa a Área de Planejamento e assume a Área de Suporte de Negócios, cujo antigo titular, Fernando Lavrado, assume a Área de Tecnologia da Informação, até então comandada por Carlos Cotovio, que por sua vez será submetido ao Conselho de Administração para ser indicado à superintendência da Auditoria Interna.

Dos 20 cargos de superintendência de área existentes, a presença de mulheres desde o início do ano sobe de 4 para 7, aumentando a representatividade feminina na alta administração do BNDES.