Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Fri Apr 26 20:36:54 CEST 2024 Fri Apr 26 20:36:54 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:17:02 11/08/2021 |INSTITUCIONAL

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

Deposit Photos

BNDES adere ao Pacto Global da ONU, fortalecendo transparência de medidas socioambientais

  • Banco se compromete a informar anualmente o progresso de suas ações em favor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)Banco se compromete a informar anualmente o progresso de suas ações em favor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • Iniciativa fortalece agenda de direitos humanos, meio ambiente, trabalho e combate à corrupção     

 

 

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) formalizou adesão à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção de dez princípios nas áreas de meio ambiente, direitos humanos, trabalho e anticorrupção e para o envolvimento das empresas no avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Com a medida, o Banco passa a fazer parte de um grupo de mais de 16 mil membros no mundo (entre empresas, entidades governamentais e agências oficiais e multilaterais de 160 países). Eles se comprometem com práticas nesses quatro campos e em comunicar para a sociedade os esforços nesse sentido. Assumem o compromisso, por exemplo, de informar anualmente o impacto de suas ações em cada uma das áreas temáticas e nos ODS.

 

“A adesão do BNDES à Rede Brasil do Pacto Global demonstra o quanto entidades públicas e privadas do País estão maduras e comprometidas com assuntos urgentes e imprescindíveis. Ao trabalharmos conjuntamente poderemos encontrar caminhos, de maneira assertiva, para acelerar esses temas”, destaca Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global. 

 

Para a Diretora Financeira do BNDES, Bianca Nasser, “ao aderir ao Pacto Global, o BNDES se junta a outras importantes instituições no posicionamento em favor de agendas que são historicamente inerentes à atuação do Banco. O compromisso com o Pacto facilita a comunicação da atuação do BNDES na agenda de sustentabilidade com os diversos públicos que acompanham sua atuação, em especial investidores que estão atentos às nossas atividades e o impacto que temos na economia brasileira”, explica a diretora.

 

“A adesão soma-se a iniciativas de aprimoramentos internos anunciadas recentemente e consolida o compromisso com os princípios do Pacto, cujas premissas já pautam nossa atuação desde a fundação”, declara o Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha. “O Banco participará de um importante fórum de discussões sobre a agenda ASG (ambiental, social e de governança) e também terá oportunidades de contribuir com a construção das ações futuras, agregando novos elementos à sua atuação como o banco do desenvolvimento sustentável brasileiro”, complementa.       

 

Ao aderir à iniciativa, o BNDES irá trabalhar em conjunto com a Rede Brasil do Pacto Global, que estrutura projetos e ações comuns entre os 1.300 membros, contribuindo para o desenvolvimento de práticas empresariais mais sustentáveis. As iniciativas conjuntas se dividem em sete plataformas de ação: ODS, água, agro sustentável, clima, direitos humanos, combate à corrupção e comunicação e engajamento.

 

Diversos instrumentos já implementados pelo BNDES evidenciaram o compromisso da instituição com os princípios do Pacto Global mesmo antes da adesão formal ao compromisso, como a Política de Responsabilidade Social e Ambiental, a Política de Equidade de Gênero e Valorização da Diversidade, o Fundo Socioambiental, a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e a Política de Transparência.

 

Além disso, desde 2019 o BNDES vem se esforçando para identificar o quanto suas ações podem contribuir para os ODS. Um dos resultados é uma página com um mapa onde é possível associar, em cada estado brasileiro, o impacto econômico das ações do Banco a cada ODS.

 

Saiba mais sobre o Pacto Global no Blog do Desenvolvimento, dentro da Agência BNDES de Notícias.

 

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global da ONU

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003 e hoje é a terceira maior do mundo, com cerca de 1.300 membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite o website  www.pactoglobal.org.br.

 

Sobre o Pacto Global das Nações Unidas

Como uma iniciativa especial da Secretaria-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas.

 

Sobre o BNDES

Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.