Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Mar 28 19:05:47 CET 2024 Thu Mar 28 19:05:47 CET 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:18:08 22/05/2019 |INOVAÇÃO |MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS

Ultima atualização: 14:32 23/05/2019

Fotos: André Telles/Divulgação BNDES

BNDES Garagem inicia módulo de criação de 49 startups

Empreendedores de 49 startups iniciaram nesta semana a primeira turma do módulo de criação do programa de desenvolvimento de startups BNDES Garagem. O grupo foi recebido no Wework Carioca, espaço de colaboração usado nas atividades do programa, pelas equipes do Departamento de Empreendedorismo do banco e do consórcio Wayra/Liga Ventures, contratado para a aceleração da iniciativa.

 

Na ocasião, os empreendedores participaram de dinâmicas e workshops de integração e puderam trocar experiências sobre conexão e empreendedorismo no ecossistema do Rio de Janeiro. “Após ouvir meus colegas durante as dinâmicas, chego à conclusão que o mundo vai ficar pequeno para essas propostas. Para mim, a sensação é de uma plataforma no momento de lançamento de um foguete”, disse, empolgado, Victor Gaudio, da Remedin, startup que oferece um aplicativo exclusivo para pedidos em pequenas e médias farmácias que substitui os pedidos por telefone.

 

FOTO ANDRE TELLES 9714 BNDES PROJETO GARAGEM MODULO 1 20 MAI 2019

 

Com duração de 19 semanas, o módulo de criação oferecerá mentoria e metodologia na validação de produtos, no desenvolvimento de produtos mínimos viáveis (MVPs) e no lançamento no mercado de empresas, ainda em estado embrionário, dos setores de saúde e bem-estar, sustentabilidade, internet das coisas (IoT), economia criativa, educação, soluções financeiras, blockchain e segurança. Entre as soluções apresentadas estão novas propostas de reciclagem de resíduos, canal de fornecimento de orgânicos diretos dos produtores para restaurantes e implante de chips para redução de dores nas articulações.

 

“Além de colaborar para que os empreendedores tenham seus MVPs, também temos a expectativa que esse convívio com os empreendedores aumente nossa eficiência, seja melhorando processos internos, seja estimulando a cultura empreendedora do Banco” (Fernando Rieche, gerente do BNDES)

  

Empreendedores de 18 a 90 anos – A primeira turma do módulo de criação é bastante heterogênea, com perfis de idades variadas. Entre os empreendedores, há aqueles que estão em sua quarta startup, enquanto outros que nunca tiveram emprego. Exemplo disso é a startup Riverlogg, que inova no escoamento de produção agrícola por meio de rios, em vez de rodovias. Seu idealizador, Luiz Fernando Rocha, tem 90 anos de idade. Foi ele que convenceu Paula Bastos, de 35 anos, e Pedro Saliba, 28, a criar a startup: “Minha principal função na empresa é manter meus sócios motivados, focados em pensar grande e em não desistir. Foi assim que sempre fiz. Nos anos 70, apresentei o projeto de um estaleiro, o maior de reparação naval abaixo do equador, ao Governo do Estado do Rio, e as pessoas não entendiam como eu consegui. Mas a minha proposta era consistente e com potencial de pagamento do incentivo depois, como eu fiz”, revelou Rocha.

 

Programa de Desenvolvimento de Startups BNDES Garagem recebe 49 novas startups

Rocha: idealização e motivação aos 90 anos
Mais imagens na Galeria de Fotos

 

Em outro extremo, há startups que surgiram no ambiente universitário, como a Wibis Vitae, de Júlio Iglesias Guerreiro Bellinger, 18, estudante do 1º período de ciências biológicas e bolsista de iniciação científica pela UFRJ. Ele estava desenvolvendo pesquisa ambiental quando conheceu os outros integrantes da startup, que produz biossensores que medem os níveis de agrotóxicos e outros insumos químicos nas plantações, de pequeno ou grande porte.

 

Antes de se juntar à empreitada, Júlio, que nunca tinha tido um emprego, ajudava sua família como agricultor de flores, em Friburgo (RJ). “Vivi numa comunidade que lida com agrotóxico. Meu sonho é que a gente consiga desenvolver o produto de identificação de agrotóxico e alavancar a empresa através do BNDES Garagem”, revelou.

 

Confira abaixo o ‘elevator pitch’ (apresentação rápida de uma ideia ou oportunidade de negócio) das startups:

Minha Coleta

Aplicativo que conecta condomínios à caminhões para coleta de resíduos que serão triado e vendidos ou trocados.

Seas Agro

Plataforma de monitoramento do cultivo da batata para que o produtor possa acompanhar em tempo real o que o seu cultivo necessita.

Bizanc

Bizanc é uma bolsa não custodial de ativos digitais, por meio da tecnologia blockchain entregamos trading, pagamentos, tokenização de ativos, mercado de balcão, recuperação de chaves, mineração e estratégia automatizadas de trading.

Repense

Máquina que estimula o descarte correto de celulares inservíveis pela população e simultâneamente oferece várias soluções integradas para PJ.

B4P

Criar a maior comunidade de voluntariado do Brasil através da oferta de oportunidades de experiência de entretenimento como recompensa pela participação em projetos e ações socioambientais, revolucionando a forma de fazer filantropia e responsabilidade social corporativa no País.

Tap to Go

Tap to Go é marketplace de atividades e experiências com curadoria, totalmente mobile. Nossa missão é construir o futuro do mercado de atividades e experiências de lazer e turismo na América Latina, através de uma plataforma que garanta a inserção digital dos empreendedores que formam o setor.

AP9 Solutions

Dispositivo para automatizar a medição do consumo de combustível, emissão de CO2 e eficiência em motores de navios, barcos de apoio e plataformas, viabiliza a manutenção baseada na condição.

Bank2B

Bank2B Empréstimo para empresas. Somos um marketplace que conecta empresas a emprestimos rápidos, seguros e com as menores taxas de juros. Desenvolvemos tecnologias que permitam que dispositivos possam ser interligados e conectados através da internet com uma identidade única de forma simples e segura.

Troca

Criamos possibilidade de geração de renda e desenvolvimento para pessoas em extrema vulnerabilidade social. Construímos serviços de valor compartilhado com empresas, ONGs e pessoas.

Automação IoT

Desenvolvemos tecnologias que permitam que dispositivos possam ser interligados e conectados através da internet com uma identidade única de forma simples e segura.

Conterra Tech

A Conterra Tech é um marketplace para a comercialização de produtos orgânicos entre pequenos produtores e empresas conscientes.

Riverlogg

Baratear e desburocratizar o transporte de produção no Brasil, reduzindo o número de caminhões nas estradas e explorando todo o potencial dos portos fluviais. Queremos desenvolver o uso de rios no interior do Brasil, diminuindo o valor final dos produtos e trazendo desenvolvimento social local.

Waybol

A Waybol desenvolve um programa de bolsas de estudos através da taxa ociosa das instituições de ensino.

TravelSked

A TravekSked oferece aos viajantes corporativos a autonomia e a flexibilidade proporcionadas pelos serviços online de viagens de turismo e lazer, atendendo aos requisitos de controle e segurança demandados pelas empresas.

iSpec

A iSpec trabalha com a otimização de técnicas de modelagem e gerenciamento espaço-temporal de sistemas terrestres visando redução de custos e aumento de produtividade programada e sustentável.

Sr. Francisco

Somos uma plataforma de empoderamento 60+ capaz de identificar mudanças comportamentais do ambiente, prevendo riscos de saúde em pessoas da terceira idade.

rdbtec

A loja física é um espaço valioso para o empreendedor. Não existe um meio simples de medir e gerenciar esse espaço. A rdbtec automatiza as coisas para que ela tenha uma boa pontuação.]

Biohack

A BioHack transforma resíduos orgânicos, com qualquer teor de umidade, em energia e produtos de alto valor agregado.

OneTouch Spa

Investimos no mercado que mais cresce no mundo. Somos a inovação no bem estar corporativo. Nossa proposta é simplificar o acesso e reduzir o custo em um mercado que tem 90% ainda a ser explorado.

LookforMe

LookforMe, uma startup engajada em desenvolver soluções para promover a acessibilidade em sala de aula que auxiliem o cumprimento do direito fundamental a educação inclusiva da pessoa com deficiência.

Sling Musical

A Sling é uma comunidade da música independente que conecta artistas, produtores, casas de show, agências de booking, selos e gravadoras com o público consumidor de música de maneira mais inteligente e efetiva. Nosso propósito é criar uma rede de cooperação.

Rede Carioca de Rodas de Samba

A RS oferece uma multiplataforma de serviços da economia criativa do samba, para tornar as Rodas de Samba e seus artistas um produto de referência da indústria cultural brasileira no mundo.

CEM

O CEM é hoje a única alternativa de um contato direto dos centros de monitoramento e controle da defesa civil para a população em casos de risos de desastres, naturais (deslizamentos, enchentes etc.) ou acidentais (incêndios, explosões, etc). Também pode ser operado pelo setor privado em caso de acidentes em plantas industriais.

iBench

A iBench vai revolucionar a ciência brasileira. Nosso primeiro passo é intermediar a compra de produtos laboratoriais através de um marketplace conectando cientistas a fornecedores.

MarketPOP

MarketPOP é um aplicativo de gestão do comerciante informal. Colocamos no celular as principais tarefas e informações que o comerciante individual precisa. Caderno para poesia, registre suas vendas no MarketPOP!

U4Hero!

A U4Hero! é uma gamedev startup que desenvolve game e animação personalizados para o público infantil.Nossa inovação faz de toda criança uma protagonista de histórias que unem o encanto da animação com a experiência do game. Já imaginou seu filho protagonista de uma história? A U4Hero! é uma gamedev startup que cria conteúdo personalizado. Em nosso app a criança é o personagem principal de aventuras que unem o encanto da animação com a interatividade do game.

Artster

Nosso objetivo é criar uma plataforma online de educação acessível no ramo de artes digitais para desenvolver novos talentos, a fim de acelerar o crescimento da economia criativa no país.

iWastes

O iWastes é uma empresa de tecnologia, voltada para a área ambiental e que foi construída para resolver um problema comum a todos os seres vivos, a gestão correta de resíduos para pessoas físicas e jurídicas.

MentorApp

Melhoramos os resultados das empresas, por meio do desenvolvimento das habilidades comportamentais em seus colaboradores.

Encaixe – Soluções de Agendamento Inteligente

A Encaixe é uma ferramenta de gestão dos horários vagos, centralizando em um única tela todas as opções de agendamento existentes, simplificando rotinas de confirmação, reencaixe e fila de espera.

Remedin

Remedin é o primeiro movimento de inclusão digital das farmácias de bairro.

Amachains

Desenvolvemos uma solução para a rastreabilidade das cadeiras produtivas do agronegócio usando blockchain e compliance.

Bitshopp

Somos um marketplace de produto digitais baseado em pagamentos descentralizados (criptomoedas).

Previsiown

Previsiown cria um big data do veículo integrando tecnologias digitais da Indústria 4.0 como: IoT, Machine Learning e Comando de Voz, para reduzir a subjetividade do processo de testes.

Mileto

Soluções inovadoras para o mercado de energia para acelerar a mudança global para as energias sustentáveis. Uma plataforma (marketplace), que intermediará as transações de energia limpa entre grandes geradores e consumidores do mercado livre, através da tecnologia blockchain (pioneiro).

friendsBee

Somos uma rede de relacionamento com o propósito de ajudar as pessoas em dilema a encontrar caminhos, possibilitando que façam boas escolhas em suas vidas.

Nano

Plataforma de Inclusão Digital das Classes C/D/E através da convergência da TV Digital e 4G.
Comuny. Estante coletiva virtual para compartilhamento de livros físicos entre estudantes, gerando economia e renda-extra.

Wibis Vitae

A Wibis Vitae fabrica biossensores para substâncias químicas que oferecem rastreabilidade baseada em análises químicas que medirão os níveis de agrotóxicos e outros insumos químicos nas plantações (de pequeno ou grande porte). Através de uma plataforma integrada (acessada no site ou por um app de celular) os produtores e consumidores podem acessar os níveis dessas substâncias na produção.

Atlas.IA

Altas.IA desenvolve Inteligência Artificial para identificar demandas repetitivas para Judiciário julgar de um modo especial (IRDR) que gera efetividade, redução de custos e isonomia nas decisões.

Cuko Condomínios Inteligentes

Gestora de condomínios que transforma condomínios tradicionais em condomínios eficientes. Através de um aplicativo síndicos poderão adequar seus condomínios através de um programa que passa pela conscientização dos moradores a adequações de consumo.

GPS MED

GPS MED é uma plataforma de Gestão Pessoal de Saúde cujo propósito é melhorar a saúde e produtividade de pessoas e organizações. Por meio de avaliação, educação e orientação em saúde, promove mudanças no estilo de vida e permite gerenciar a demanda de serviços de saúde e reduzir riscos e custos.

TechPain

A TechPain desenvolve novo tratamento pra dor crônica articular através de nanofármaco associado a dispositivo elétrico, portátil, não invasivo que direciona o fármaco direto pra articulação. O tratamento é controlado pelo próprio paciente através de conexão bluetooth entre o dispositivo e aplicativo de smartphone, o que permite a coleta de dados sobre a dor do paciente.

Caren

A Caren e um sistema inteligente de triagem e anamnese online para clínicas e hospitais que avaliar o grau de urgência dos pacientes e otimiza os atendimentos, sejam eles online ou presenciais.

San Pedro Bank: Previdência Popular Privada & Seguros

Plataforma digital e aplicativo móvel, que usará gamificação para educar e posteriormente “converter” profissionais informais investirem dinheiro para o futuro, através da nossa solução previdenciária.

 

Módulo de aceleração – No início de abril, o BNDES Garagem iniciou o módulo de aceleração, com 30 startups que já dispõem de produtos desenvolvidos. Tais empresas integrarão o programa por seis meses, focando no aprimoramento de suas soluções, com o objetivo de gerar negócios, conquistar novos clientes e aumentar a tração de vendas.