Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

Thu Apr 25 19:48:59 CEST 2024 Thu Apr 25 19:48:59 CEST 2024

Por: Agência BNDES de Notícias

Publicação:10:51 07/07/2021 |INOVAÇÃO |MERCADO DE CAPITAIS

Ultima atualização: 13:05 17/10/2023

BNDES Garagem abre inscrições para programa gratuito de aceleração de startups de impacto socioambiental

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança a edição 2021 do BNDES Garagem - Negócios de Impacto, programa de aceleração para startups de impacto, conduzido pelo Consórcio AWL (composto por Artemisia, Wayra e Liga Ventures). A iniciativa foi anunciada em live que contou com a presença do presidente Gustavo Montezano, nesta terça-feira, 6,  durante a “Semana de Impacto BNDES - Empreendedorismo que transforma”. O evento, sobre encontros on-line e conteúdos sobre negócios de impacto e empreendedorismo, segue até esta quinta, 8.

Com o objetivo de selecionar e acelerar, neste ciclo, 45 negócios de diversos setores – com prioridade às soluções voltadas à Educação, Saúde, Sustentabilidade, Govtech e às Cidades Sustentáveis –, a ação espera estimular o campo do empreendedorismo de impacto, atuando no desenvolvimento de empresas para que elas alcancem resultados financeiros consistentes e com impacto socioambiental positivo. As inscrições estarão abertas para empreendedores de todo o Brasil até 5 de agosto de 2021 e podem ser feitas pelo site garagem.bndes.gov.br

O programa será gratuito e irá selecionar empreendedores com negócios em dois estágios: Criação, para quem está começando a empreender com impacto e precisa de apoio nos primeiros passos, e Tração, para quem já tem um negócio de impacto e quer apoio para crescer e ganhar escala. Os selecionados serão potencializados por meio de metodologias de aceleração aplicadas pela Artemisia, Wayra e Liga Ventures – referências no ecossistema de empreendedorismo – e receberão apoio individual de especialistas; acesso a mentores para aconselhamento e resolução de desafios; conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto; serviços gratuitos e subsidiados; além de conexão com potenciais investidores e parceiros de empresas públicas e privadas.

 

Critérios de seleção - Em Criação, o empreendedor receberá suporte para desenvolver o Produto Mínimo Viável (MVP, sigla do inglês Minimum Viable Product), validar a solução no mercado, lançar a startup e conquistar os primeiros clientes. A metodologia aplicada é composta por uma trilha de conteúdos, mentorias e workshops para apoiar o empreendedor a desenvolver o negócio de impacto; a duração da aceleração será de três meses. A startup que se destacar receberá uma premiação no valor de R$ 20 mil.

Em Tração, o empreendedor receberá suporte personalizado para acelerar o crescimento da própria startup, refinar o impacto da solução, além de ter acesso à rede de empresas parceiras – públicas e privadas – e de investidores. A metodologia é composta por trilhas de conteúdo alinhadas ao momento e à necessidade de cada negócio em um processo de aceleração flexível e personalizado, que conta também com conexões com mentores, empresas parceiras e investidores. Na prática, uma metodologia aplicada ao longo de quatro meses, pensada para empreendedores que desejam acelerar o desenvolvimento do negócio de impacto social ou ambiental para chegar rapidamente a outro patamar. Nesse estágio, a startup que se destacar receberá uma premiação no valor de R$ 30 mil.

Para ambos os estágios, estão credenciados a participar empreendedores de todo o país, que tenham intenção genuína de gerar impacto positivo; que sejam engajados com o negócio; e estejam abertos a repensar pontos fundamentais da solução dentro do programa.

De acordo com Bruno Laskowsky, diretor de Participações, Mercado de Capitais, Reestruturações e Crédito Indireto do BNDES, a 2ª edição do BNDES Garagem vem para mostrar que o banco deseja, cada vez mais, gerar impacto na última milha, fomentar a cultura do empreendedorismo e contribuir para termos um planeta mais sustentável. “É por isso que, na edição 2021, vamos apoiar empreendedores que tragam soluções para os desafios sociais e ambientais do nosso país. Queremos transformar positivamente a vida dos brasileiros e o empreendedorismo com impacto é um ótimo caminho para atingirmos essa transformação de forma sustentável no tempo", afirma Laskowsky.

“Compartilhamos o objetivo de apoiar – em parceria com o BNDES – um conjunto relevante de soluções para os mais graves problemas globais associados à desigualdade social e a questões ambientais tais como a mudança climática. Podemos antecipar que os selecionados terão acesso às mais inovadoras metodologias de aceleração e gestão de impacto socioambiental”, afirmou Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Rogerio Tamassia, cofundador da Liga Ventures, salienta que a organização tem atuado fortemente no desenvolvimento do ecossistema empreendedor brasileiro ao longo dos anos e fazer parte da segunda edição do programa BNDES Garagem – desta vez, com foco em negócios de impacto – é motivo de muito orgulho.

Para Livia Brando, Country Manager da Wayra no Brasil, a união entre as organizações do consórcio traz complementariedades capazes de alavancar o potencial de transformação do ecossistema empreendedor.

Histórico - O BNDES Garagem é uma iniciativa do BNDES que tem a missão de desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups. A primeira edição do programa, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de 5 mil startups inscritas e 79 participantes. A taxa geral de recomendação do programa por parte das startups foi de 95%, indicando alto grau de satisfação dos empreendedores. Essa edição contou, também, com ampla participação dos funcionários do BNDES como mentores das startups, contribuindo para a renovação da cultura corporativa e adoção de práticas mais inovadoras e ágeis. Por conta da grande procura por parte dos empreendedores, foi criada a Rede BNDES Garagem; não restrita aos participantes do programa, ela procura disseminar a cultura da inovação e do impacto por meio de iniciativas como divulgação de conteúdo educativo e promoção de eventos.