Comunicado (Inea)
A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, nesta sexta-feira (31), ao Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) sobre o possível vazamento de óleo de um dos tanques de abastecimento do gerador de energia da sede da instituição, no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, determinou abertura imediata de sindicância para apuração de responsabilidades.
O BNDES tem profundo compromisso com a preservação ambiental e em parceria com a Águas do Rio já evitou o descarte de 92 milhões de litros de resíduos na Baía de Guanabara e a retirada de 3 mil toneladas de resíduos do interceptor oceânico. Também está investindo R$ 27 milhões em ações de restauro flora da região.
Importante destacar que a administração e operação do Condomínio do edifício sede do BNDES é de responsabilidade da empresa CEDSERJ, que possui natureza jurídica própria, e que também instituiu comissão interna para apuração de fatos e de responsabilidades. O incidente, que envolve um gerador de energia com consumo mensal de cerca de 550 litros de óleo diesel, teria ocorrido no dia 3 janeiro, pode ter resultado em um pequeno vazamento na rede de águas pluviais do Rio de Janeiro (RJ).
Assessoria de Imprensa do BNDES