Aviso: Utilizamos dados pessoais, cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

BNDES - Agência de Notícias

01:14 05 de March de 2024

Notas à imprensa

11:50 03/01/2024

Nota: Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi autorizado a criar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), com foco no apoio a projetos e programas de desenvolvimento industrial e tecnológico.

A criação do FNDIT, que será administrado pelo Banco sob a supervisão de um Conselho Gestor vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), decorre da Medida Provisória 1.205/2023, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 30 de dezembro.

A MP institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER), voltado ao desenvolvimento tecnológico, competitividade e descarbonização do setor automotivo. O FNDIT contará com recursos iniciais oriundos de alíquota de 2% sobre importações de produtos automotivos realizadas por empresas habilitadas no MOVER, podendo contar ainda com outras fontes associadas a políticas públicas.

A previsão é de que o Fundo possa investir até R$ 1 bilhão em recursos não reembolsáveis durante os próximos quatro anos. A implementação do FNDTI ainda depende de autorização da Diretoria do BNDES, bem como da nomeação de um Conselho Gestor, a ser realizada por ato do Poder Executivo Federal.