Nota à imprensa
Em relação à operação deflagrada nesta quinta-feira, 15, pela Polícia Federal, envolvendo recursos do Fundo Clima, esclarecemos que o BNDES vem colaborando com as autoridades competentes para a apuração de eventuais inconformidades na aplicação dos recursos.
A operação sob investigação refere-se a uma liberação de crédito contratada em 2022 de forma indireta, ou seja, junto ao Badesul, uma das mais de 80 instituições financeiras credenciadas junto ao BNDES para a realização de operações indiretas.
Em todas as operações contratadas pelo BNDES sob a modalidade indireta, cabem às Instituições Financeiras Credenciadas no Banco a análise cadastral e de crédito dos clientes, enquadramento nas Linhas e Programas disponíveis, bem como a aprovação da solicitação, e acompanhamento do uso dos recursos do início até o fim do contrato, competindo ao BNDES estabelecer as regras para concessão de crédito às instituições financeiras.
As instituições financeiras credenciadas e o BNDES, de forma complementar, realizam o monitoramento e acompanhamento das operações contratadas, por meio da análise da documentação e a execução física e financeira da finalidade do instrumento contratual, atuando de forma preventiva em parceria com sua rede de agentes financeiros credenciados.
Nesse sentido, o BNDES mantém um canal aberto e próximo de colaboração com as autoridades responsáveis, no caso de eventual denúncia de aplicação de recursos de forma indevida.
Assessoria de Imprensa do BNDES