Ranking da Brand Finance coloca o BNDES entre as marcas mais valiosas do Brasil em 2025
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi listado entre as marcas mais valiosas do Brasil em 2025, de acordo com o ranking anual da consultoria internacional Brand Finance. Com valor estimado em US$ 725 milhões (aproximadamente R$ 4 bilhões), o Banco ocupa a 25ª posição entre as 100 maiores marcas nacionais.
O presidente Aloizio Mercadante avaliou que "o crescimento no valor da marca traduz o reconhecimento da sociedade no trabalho de retomada do BNDES como grande instrumento de promoção do desenvolvimento do país”. O Banco subiu 12 posições frente à edição anterior do ranking. Além disso, viu o valor da sua marca crescer 33,5%, tornando-se a empresa com o nono maior crescimento em valor no ranking.
“Para dar conta dessa demanda, reforçamos as estruturas de comunicação e de marketing do Banco e contamos com o engajamento de todos os benedenses, que tem um profundo compromisso com a instituição, para construirmos juntos uma imagem cada vez mais forte e positiva do BNDES", destacou o presidente. Para Mercadante, o BNDES deve ocupar todos os espaços possíveis do debate público com o seu ponto de vista, buscando apresentar os resultados alcançados e seu perfil cada vez mais verde, digital e inclusivo.
O estudo Brand Finance aponta que o valor total das 100 principais marcas do país alcançou US$ 79,4 bilhões (aproximadamente R$ 430 bilhões), com crescimento de 22,7% em relação a 2024. O avanço é atribuído, segundo a consultoria, à transformação do comportamento dos consumidores, à inovação digital e aos investimentos recentes em infraestrutura impulsionados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no qual o BNDES tem participação ativa.
Para calcular o valor financeiro, a Brand Finance utiliza o método internacionalmente reconhecido do custo de royalties, estimando quanto uma empresa pagaria para licenciar sua marca. Os resultados foram apresentados na última quarta-feira, 11, durante o Brand Finance Brazil Forum 2025, realizado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), em São Paulo. Representando o BNDES, estiveram presentes Gaspar Giacomini e Raphael Perret, respectivamente chefe do Departamento de Marketing e gerente de Marca, Pesquisa e Site do banco.
Foto: André Telles/BNDES